Há dez anos o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) oferece fomento à área de Letras no nosso estado. Para comemorar essa data, a coordenação do programa está realizando o seminário “Produzindo conhecimento e formando pesquisadores”. O evento iniciou hoje (3) e ocorre até amanhã (4), através do canal no YouTube da UESPIOficial.

O PPGL foi o primeiro mestrado acadêmico da UESPI. O programa, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), sempre teve como objetivo de desenvolver-se e firmar-se dentro do universo da pesquisa acadêmica em literatura e em linguística no Brasil.Na abertura do evento foi exibido um vídeo com o histórico do PPGL e uma homenagem (in memoriam) à professora Silvana Calixto. O Seminário visa destacar essas conquistas e perspectivas futuras do programa no Piauí.

As coordenadoras do programa de mestrado, Prof Bárbara Melo e Silvana Pantoja, destacam que objetivo principal da gestão é continuar o trabalho dos coordenadores anteriores do programa, além de sempre buscar a excelência em pesquisa e educação.

“Todo o seminário foi pensando entre é o corpo docente, discente e técnico, que são membros essenciais na construção do Mestrado. Nesse momento em que estamos vivendo incertezas. Estamos produzindo e acreditando na ciência. Além disso, confirmando que a educação pública de qualidade, significa a emancipação de um povo, e essa sempre será a nossa bandeira”, pontua a professora Barbara Melo.

O reitor fala sobre a importância social do programa

O reitor Evandro Alberto ressalta a importância do programa para a formação de profissionais de qualidade que atuarão no ensino público do Piauí. “A UESPI se orgulha muito do Mestrado Acadêmico em Letras pelos seus dez anos de trajetória e formação de grandes profissionais. Além do ensino, o programa também promove eventos de grande porte Nacional e Internacional, que fomentaram a socialização do saber. Parabéns a todos os envolvidos nesse processo!”.Todo o evento é destinado aos estudantes, e professores que fazem parte da história da história do PPGL. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UESPI e professora do mestrado, Ailma Nascimento, acompanhou todo o processo da construção do programa até os dias de hoje. “Nós estamos onde estamos hoje pelo constante apoio da Administração superior ao incentivo à pesquisa e pós-graduação e também pelo empenho de todos. Desde a implantação, até os resultados dos nossos egressos”, enfatiza.

Programação

O Seminário iniciou sua programação com a conferência “Área de Linguística e da Literatura na consolidação da pós-graduação no Brasil”. O conferencista convidado foi o professor José Sueli de Magalhães (UFU), representante de área de Linguística e Literatura da CAPES.O professor sinalizou sua reflexão em três pontos: Produzindo conhecimento e formando pesquisadores; Linguística e Literatura na Pós-graduação: formando cientistas das linguagens e Inclusão e Respeito.

O conferencista apontou as principais reflexões acerca da área de Linguística no país“

A área de Linguística e Literatura é uma área em crescimento em todo o Brasil. Ao longo da minha fala coloquei pontos a serem discutidos dentro da pós-graduação para a conquista da excelência em ensino. O que o PPGL da UESPI acredita? O que o PPGL da UESPI objetiva? É importante que o programa entenda e situe bem esses questionamentos para o oferecimento de uma educação de qualidade. Além disso, também o acompanhamento do egresso (empregabilidade, responsabilidade social, estatura profissional atingida, entre outros), é essencial para melhorias e crescimento”.Após a conferência, o cronograma continuou com a realização da palestra “O PPGL e a Pós-Graduação Stricto Sensu na UESPI: trajetórias, desafios e perspectivas”, com Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva (UESPI).As atividades do Seminário continuam nessa tarde e seguem até terça-feira (4). Confira a programação completa.

Fonte: Por Priscila Fernandes / UESPI

• Última modificação do post:6 de maio de 2021