O terceiro dia de programação do 15° Salão do Livro do Piauí (Salipi) foi marcado pelo lançamento de vários livros que são frutos da produção local. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), em nome de uma parceria iniciada em 2016, abriu mais uma vez a oportunidade para o lançamento das publicações financiadas por seus editais.

No domingo, 04 de junho, foram cinco obras de caráter científico lançadas no espaço Bate-papo Literário. O evento foi aberto pelo professor Luiz Romero, que é um dos idealizadores e organizadores do Salipi. A seguir, os autores foram sendo convidados a apresentar suas publicações, tendo espaço de discussão aberta com os convidados.

“Não adianta ter uma ideia, pesquisar essa ideia, construir um invento fantástico, patentear esse invento e não beneficiar a população”, destacou o presidente da Fapepi, Francisco Guedes. Ele aproveitou o espaço para expor as oportunidades que a Fundação coloca à disposição para a difusão do conhecimento científico piauiense e lembrou ainda a necessidade de focar na inovação, algo que as pesquisas podem trazer.

/

 

O professor Luiz Romero falou da parceria com a Fapepi e de como o Salipi está mais uma vez honrado em receber os pesquisadores vinculados à Fundação. “O Salipi se sente honrado em receber os pesquisadores que estão publicando, e o bom é justamente que eles estão publicando. O livro científico tem valores inestimáveis para o conhecimento do nosso estado e, principalmente, vindo da Fapepi nosso interesse só aumenta. O Piauí precisa tomar conhecimento disso. Assim, o Salão é uma vitrine para que a Fundação mostre os trabalhos científicos, acadêmicos, técnicos para que as pessoas interessadas em modificar ainda mais o entendimento sobre nós mesmos e o que estamos fazendo pelo Piauí passem pelo Salão do Livro”, comentou.

Vale lembrar que o Salipi continua até o próximo dia 11 de junho, no espaço Rosa dos Ventos com uma série de atividades. Além disso, no encerramento, ou seja, no domingo (11) a Fapepi participará novamente com o lançamento de mais obras científicas.

SAIBA MAIS SOBRE AS OBRAS CIENTÍFICAS LANÇADAS

 

O professor e empresário Antônio Veimar da Silva apresentou o seu livro “Pesquisas Acadêmicas: o Piauí em foco”. Participando pela primeira vez de um lançamento através da Fapepi, ele pretende concorrer em outros editais para os próximos projetos. O seu livro trata de pesquisas acadêmicas de forma interdisciplinar. “Nós visamos com o ele dar oportunidade para os agricultores, por que sabemos que na área de agronomia é caro para um pequeno agricultor contratar um agrônomo que resolva as diversas necessidades dele. Então, se ele tiver acesso a essas informações, já poderá desenvolver muita coisa sozinho”.

/

Já a pesquisadora Isabel Cristina da Silva Fontineles lançou a obra “Políticas de Financiamento do Ensino Fundamental (1996-2006)”. Fruto de uma pesquisa extensa dedicada a compreender, entre outros pontos, o sistema de financiamento dos professores da educação básica.  “O apoio da Fapepi é fundamental. É como comparar a minha fala na pesquisa em relação ao Fundef ajudando aos professores da educação básica porque a Fapepi representa esse recurso, esse apoio. Quando você possui um “valor x” necessário para lançar o livro, você já se organiza para investir seu dinheiro na próxima pesquisa, inclusive na aquisição de novos livros”.

/

A obra “As virtudes da responsabilidade compartilhada: uma ampliação das teorias das virtudes de Alasdair Macintre” é do pesquisador José Elielton de Sousa, que tem feito um excelente trabalho de divulgação da pesquisa. “O livro é uma discussão em ética contemporânea que serve para balizar as questões relacionadas ao meio ambiente, espaços sobre a discussão ética. É uma pesquisa aberta que provoca o diálogo, então quando você publica você tem a oportunidade de trazer a comunidade para esse debate”, reforçou.

/

O professor Pedro Rodrigues Magalhães Neto chamou atenção com a obra “Eventos de Letramento em situação carcerária”.  “O livro tem muitas sugestões que podem mudar as condições do sistema penitenciário, sobretudo, o semiaberto como é o caso da Penitenciária Major Oliveira. Há, naquele sistema, condições que a própria educação piauiense pode contribuir em termos de educação profissional. Os presos pedem socorro e a intenção de publicar o livro é justamente mostrar ao poder público que há uma saída para isso”.

/

Solange Maria Teixeira fechou a primeira etapa de lançamentos do Bate-papo Literário com a apresentação do livro “A família na política de Assistência Social: concepções e as tendências do trabalho social com a família nos CRAS de Teresina- PI”. O debate da obra também é extremamente voltado para a comunidade e serve de base importante de informações para o poder público gerar novas ações cada vez mais eficientes. 

/

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:5 de junho de 2017