A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) designou o professor Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho, pesquisador da Universidade Federal do Piauí (UFPI), como coordenador adjunto da área de avaliação em Materiais. Um total de 50 áreas de avaliação receberam coordenadores adjuntos designados por meio de portaria publicada neste 22 de dezembro, no Diário Oficial da União.

“Esta nomeação é fruto do trabalho realizado junto ao Programa de Pós-graduação de Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI e nas diversas comissões que participamos na Capes nos últimos quatro anos”, afirma o professor Dr. Edson.

O coordenador da área de avaliação em Materiais também é docente da UFPI, o professor Dr. Edvani Curti Muniz. O pesquisador foi nomeado como coordenador pela atuação no Programa de Pós-graduação de Ciência e Engenharia dos Materiais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), onde é professor permanente. A portaria de nomeação foi publicada no último dia 28 de novembro pela Capes.

Professor Dr. Edvani Muniz e professor Dr. Edson Cavalcanti, respectivamente.

Na educação superior, o assessoramento científico prestado à Capes é realizado através dos coordenadores das diversas áreas de avaliação, escolhidos entre profissionais de reconhecida competência, atuantes no ensino de pós-graduação e na pesquisa.

A Coordenação de Área da Capes desponta como umas das atividades mais relevantes do sistema nacional de pós-graduação, uma vez que tem a responsabilidade de proceder com as avaliações e fomentar a pós-graduação e os respectivos cursos de mestrado e doutorado vinculados.

Os coordenadores de área são consultores designados para, em um período de três anos, coordenar, planejar e executar essas atividades das respectivas áreas junto à CAPES. Entre as atribuições, deliberam sobre propostas de cursos novos e notas atribuídas na avaliação periódica dos programas de pós-graduação.

• Última modificação do post:7 de fevereiro de 2023