A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) prestigiou na última sexta-feira (30) o lançamento do edital EAD 2017 da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento foi realizado no Salão Nobre da UFPI e anunciou uma oferta de 9.310 vagas para 14 cursos de Graduação, distribuídas em 39 polos no Piauí e 2 polos na Bahia, além de vagas para dois cursos de pós-graduação.

Para o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, é uma grande satisfação ser um parceiro desse grande projeto de educação que é a Educação à Distância. “Considero de fundamental importância essa solenidade para a interiorização do ensino superior, ou seja, educação de nível superior em cada município. E a meta do governador é chegar em 2018 com graduação e pós-graduação em todos os municípios do Piauí. Estamos lançando agora mais 10 mil vagas aqui pela Universidade Federal e no dia 19 de outubro vamos lançar mais 2 .500 vagas pela Universidade Estadual”, comentou.

Ainda de acordo com o presidente da Fundação esse também é um marco para a área de pesquisa e produção científica do estado, já que mais cursos superiores, e em diferentes municípios, abrirá um leque de pesquisa e desenvolvimento que vai alcançar campos de pesquisa antes inexplorados.

O Governador Wellington Dias que esteve presente na solenidade, “Vamos ter a condição de ter em todo Piauí em 2017 o ciclo completo da educação, desde a creche até a pós-graduação. Todos os cursos são os melhores avaliados do Piauí e Brasil, tanto que o Piauí inclusive é campeão brasileiro nessa área de educação à distância. Isso significa desenvolvimento, significa mais profissionais se formando e permanecendo no lugar onde vivem, gente que parou de estudar, que apenas terminou o ensino médio e teve trabalhar, pode agora retomar sua formação”, explicou.

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, falou sobre o preconceito que a modalidade enfrentou no início. “Apesar do preconceito no começo é preciso que se diga que a qualidade do ensino não dependa da modalidade, mas da equipe que executa esse estilo de ensino, e a nossa equipe tem mostrado que é boa no que faz, então, a qualidade do ensino a distância tem a mesma qualificação do ensino presencial”.

Saiba mais sobre o edital EAD 2017

O vestibular inclui oportunidades para os cursos de Bacharelados em Administração, Administração Pública, e em Sistemas de Informação; e Licenciaturas em Computação, Filosofia, Geografia, Letras-Português, Matemática, Pedagogia, Física, Letras-Inglês, Química, Biologia e História. Para os interessados, as inscrições são realizadas no site UFPI de 3 de outubro a 3 de novembro. As provas, que ocorrem nos polos presenciais, serão aplicadas dia 11 de dezembro e as aulas iniciam em março de 2017.

Para o prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, Diretor do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) uma característica dessa modalidade é que ela pode ser totalmente a distância ou híbrida, ou seja, uma parte presencial e uma parte a distância. “A nossa tecnologia é híbrida com 20% da carga horária totalmente presencial com professores em sala de aula em vários polos e 80% da carga horária restante de forma a distância na plataforma, no ambiente em sala de aula ou em outro meio de comunicação”.

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post last modified:9 de novembro de 2016