As instituições parceiras da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI – CNPq, CAPES e Finep estão com inscrições abertas em chamadas públicas até o mês de outubro. Os interessados devem acessar os links correspondentes para cada programa específico disponibilizados nesta página. Os editais também podem ser conferidos mais abaixo.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTIC, através da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, continuam com as chamadas de TECNOLOGIA ASSISTIVA – 06/2020 e SOS EQUIPAMENTOS 2020.

A Chamada Pública de Tecnologia Assistiva 06/2020 tem como objetivo conceder recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico e/ou contribuam com a atualização tecnológica do SUS em Tecnologia Assistiva. a ideia é promover a independência, autonomia, inclusão social e melhoria da qualidade de vida para pessoas com deficiência, pessoas idosas e outras com mobilidade reduzida, bem como facilitar a atuação dessas pessoas no seu cotidiano. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 06/10/2020.

Já a Chamada de Ação Transversal – SOS Equipamentos 2020 objetiva selecionar propostas para concessão de recursos financeiros para manutenção corretiva de equipamentos – reparação ou conserto a ser realizado com o objetivo de restaurar as condições de operação de equipamentos que estejam inoperantes – para multiusuários de médio e de grande porte, cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI. Não serão aceitas propostas de manutenção preventiva de equipamentos. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 01/10/2020.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses (PROCAD) torna pública o EDITAL Nº 16/2020. O programa busca apoiar projetos educacionais e de pesquisa voltados à formação de recursos humanos qualificados, à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico nas áreas de Segurança Pública e Ciências Forenses, utilizando-se dos recursos e da infraestrutura disponível das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos órgãos de Segurança Pública. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 01/10/2020. As inscrições vão até às 17h.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq junto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI tornam públicas as Chamadas CNPq/MCTI Nº 17/2020 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas e CNPq/MCTI Nº 29/2020 – Projetos de P,D&I que visem o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para minimizar ou solucionar problemas ambientais causados pela atividade humana

A Chamada Nº 17/2020 convoca os interessados a apresentarem propostas que visem apoiar eventos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas em âmbito nacional, estadual/distrital e municipal, como instrumentos de popularização da ciência. 

Os objetivos da chamada são: promover eventos e ações de popularização da ciência e tecnologia que estimulem a curiosidade científica, o raciocínio científico e a capacidade de inovação, contribuindo para a divulgação do conhecimento, induzir o compartilhamento de conhecimento científico e tecnológico, por meio de eventos gratuitos, com exibição de trabalhos, experimentos, entre outras ferramentas de ensino formal e não formal, valorizar ações de comunicação da ciência e tecnologia, promovendo a interação das escolas de ensino fundamental, médio e técnico com as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) e com a comunidade, desenvolver a formação de estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico no método científico, incentivar a pesquisa desde os primeiros anos escolares e propiciar a formação docente na busca destes objetivos, dentre outros.

A chamada também busca criar outros resultados a partir das ações propostas, como possibilitar a seleção dos melhores trabalhos para participação em feiras ou mostras científicas internacionais, melhorar o desempenho de estudantes brasileiros no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA, bem como em outros programas de avaliação nacional e internacional e apoiar a inserção de estudantes e professores em projetos e grupos de pesquisa das ICTs. O prazo para o envio de propostas vai até o dia 26/10/2020.

Já a Chamada CNPq/MCTI Nº 29/2020 tem objetivo de conduzir projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação relacionados ao desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para minimizar ou solucionar problemas ambientais causados pela atividade humana, como projetos de de produtos e processos biotecnológicos que reduzam os danos ou solucionem problemas ambientais, como por exemplo redução de resíduos industriais, domésticos, agropecuários, recuperação de rios e lagoas e tratamento de esgoto e recuperação de águas superficiais, subterrâneas e residuais.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O horário limite para submissão das propostas será até às 23h59, horário de Brasília, dia 15/10/2020. A divulgação final das propostas será divulgada no dia 15 de Dezembro.O proponente deve possuir o título de doutor, ser o coordenador do projeto e ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição de execução do projeto. 

Para realizar as inscrições acesse os links abaixo.

FINEP – Tecnologia Assistiva

FINEP – SOS Equipamentos

CNPq – Feiras de Ciências e Mostras Científicas

CNPq – Projetos de P,D&I que visem ao desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para minimizar ou solucionar problemas ambientais causados pela atividade humana

CAPES – Segurança Pública e Ciências Forenses

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:24 de setembro de 2020