Professor Rodrigo Baluz

Projeto de fomento à cultura empreendedora no Ensino Superior, Carnaúba Valley,  idealizado pelo professor dr. Rodrigo Baluz do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), campus de Parnaíba, está entre os finalistas nacionais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021.

O projeto, desenvolvido junto a estudantes da área de tecnologia, tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de negócios, conectar pessoas que buscam promover o desenvolvimento regional por meio de negócios inovadores, transformando a sociedade e promovendo o avanço econômico, social e cultural da região norte do Piauí por meio de tecnologia, inovação e criatividade. 

Através do projeto os jovens são estimulados a transformar ideias inovadoras e projetos de pesquisas em negócios. Com o uso de metodologias e programas de pré-aceleração são criadas novas startups. Dentro da comunidade, estes negócios alcançam oportunidades para serem acelerados em vários locais do Brasil ou a editais de fomentos com investimentos iniciais para construção e operação das soluções.

Concorrendo ao lado de educadores de todo o país, o projeto foi vencedor da etapa estadual do prêmio realizada em dezembro de 2021. A etapa nacional, que reúne os 10 principais projetos de todo o Brasil, terá a cerimônia de premiação hoje, dia 12 de maio de 2022, na cidade de São Paulo, durante a programação da Bett Educar Brasil, maior evento de educação e tecnologia da América Latina, que congrega, anualmente,  mais de 270 empresas nacionais e internacionais, mais de 20 startups do setor e cerca de 30.000 participantes da comunidade educacional de todos os estados brasileiros, que se encontram com o propósito de buscar inspiração, discutir o futuro da educação e o papel que a tecnologia e a inovação desempenham na formação de todos os educadores e estudantes.

“Cada vez mais falamos em inovação e que o jovem precisa empreender, criando soluções com uso de tecnologia. Acontece que além de promover está transformação na cultura empreendedora, precisamos criar ambientes e políticas para a promoção e suporte as inovações. Neste sentido que chego ao Prêmio Nacional de Educação Empreendedora promovido pelo Sebrae,” conta o professor.

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora tem o objetivo de reconhecer o trabalho de professores brasileiros que tenham implementado práticas, cursos e projetos de Educação Empreendedora. Podem se inscrever educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores.

“Representar o Piauí entre os finalistas mostra que nosso estado converge para um avanço, para a construção de uma nova economia, agora baseada em inovação e tecnologia. Uma ação que nasce na UESPI Parnaíba e que transborda para toda região norte ao passo que se constitui uma comunidade de tecnologia, inovação e empreendedorismo, a Carnaúba Valley”, finaliza o professor.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:12 de maio de 2022