Oeiras recebeu no último dia 22 de setembro a II Feira de Ciências Integrada. O tema foi “A Matemática está em tudo”, definido inclusive pelo próprio Ministério de Ciência e Tecnologia para a comunidade escolar brasileira. Vale ressaltar que a feira foi acessível não apenas para estudantes e professores, mas a toda comunidade local, sendo realizada na Praça de Eventos da cidade e atingindo uma média de 3 mil participantes.

A organização geral do evento foi 8ª Gerência Regional de Educação de Oeiras e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) foi uma das apoiadoras através da atuação do seu Núcleo naquele município. A Coordenadora do Núcleo, Daniele Savana, explicou que o apoio da Fundação se deu além da parte estrutural. “Nós fizemos todo um trabalho de base, orientando as propostas de apresentação junto às unidades escolares participantes, além de estar totalmente disponível esses dias para trabalhar no local em si”, comentou.

Além da Fapepi outras instituições se fizeram presentes como a Prefeitura Municipal de Oeiras, Defesa Civil, o Instituo Federal de Educação Tecnológica (IFPI). Já entre as escolas participantes estão: Armando Burlamaqui, Costa Alvarenga, Ceti Rocha Neto, Ceti Pedro Sá, Ceep-caic, Ceja Nogueira Tapety, Dr. José Coelho Reis, Efade-iv, Farmacêutico João Carvalho, Francival Rodrigues do Nascimento e Orlando Carvalho.

/

A Feira também executou orientações do Circuito de Gestão do Programa Jovem do Futuro que tem por objetivo fomentar a pesquisa como uma prática e divulgação do saber produzido. Assim, uma das ações que aconteceram em parceria com a Feira foi o chamado Circuito de Ciências que articula os saberes dos variados componentes curriculares para a construção do saber frente às questões sociais, científicas e tecnológicas.

width=680

/