A Universidade Federal do Piauí promove o I Simpósio Internacionaliza UFPI, com o objetivo de impulsionar as relações da Universidade com outras instituições e visando promover, bem como oportunizar a mobilidade da comunidade acadêmica. Realizado pela primeira vez, o Simpósio acontece no dia 24 de janeiro, de forma presencial, no Cine Teatro da UFPI, com transmissão pelo Canal da UFPI TV np YouTube. A programação tem início a partir das 8h30.

O evento faz parte de ação da Pró-Reitoria de Programa de Ensino de Pós-graduação (PRPG) e da Assessoria Internacional (ASSINTER) da UFPI, que tem por intuito intensificar as políticas de internacionalização da instituição. Também fazem parte da iniciativa, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Para participar do evento, a inscrição ocorre no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da UFPI e está cadastrado no menu extensões. Aberto para a comunidade acadêmica, alunos, docentes e técnicos vão poder marcar presença no Simpósio. As inscrições seguem disponíveis até dia 24 de janeiro.

Segundo a Assessora Internacional da UFPI, professora Juliana Paz, o intuito de discutir a internacionalização na UFPI é fomentar as experiências acadêmicas e culturais. “Nós pretendemos a maior integração do nosso corpo acadêmico com a comunidade científica global, favorecendo os processos de inovação, competitividade e inserção internacional”, pontuou.

A programação do evento contará com três conferências e uma roda de conversa, que abordarão a respeito da promoção do intercâmbio aos alunos da Universidade, assim como a vinda de alunos de outras localidades para a instituição. Na oportunidade, a UFPI receberá palestrantes de fora da capital teresinense.

Um dos principais objetivos do Simpósio é promover o conhecimento a respeito da mobilidade acadêmica à comunidade. Nesse sentido, a Conferência I: “Intercâmbio de Pesquisadores Doutores Brasileiros e chamadas de financiamento”, ministrada pela Assessora Internacional da CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), Flávia Perdigão Cerqueira, vai discorrer sobre os programas e convênios que possibilitam a mobilidade acadêmica e como funciona o financiamento para que a viagem, bem como estada, do discente em outro país, seja possível.

Além disso, durante o evento, discentes da UFPI que já tiveram a oportunidade de estudar em outros países e estudantes estrangeiros que entraram na universidade vão relatar sobre suas experiências no intercâmbio.

Para a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Profa. Regilda Moreira-Araújo, não só enriquecer o conhecimento a respeito de oportunidades de mobilidade acadêmica, o evento é um momento de despertar a importância de aprender uma nova língua. “É uma chance de mostrar o quão fundamental é estudar novos idiomas, algo crucial para o desenvolvimento acadêmico dos alunos e até mesmo para conseguir ter a oportunidade de fazer mobilidade, já que é um requisito obrigatório que o aluno saiba pelo menos uma língua, além de seu idioma nativo”, afirmou a Pró-Reitora.

Ainda na ocasião, a PRPG da UFPI lançará o Edital de Doutorado Sanduíche no Exterior, programa oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa possibilita a mobilidade de alunos, mediante a oferta de bolsa que auxilia na mudança e estada em outro país.

Acesse a programação completa do Evento.

Saiba mais sobre o Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior aqui.

• Última modificação do post:18 de janeiro de 2023