O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tornam pública a presente Seleção Pública para o fomento de projetos de inovação oriundos de pesquisas científicas avançadas, visando sua introdução no mercado e comercialização. As propostas poderão ser submetidas por pessoas físicas ou por empresas e os projetos deverão ser coordenados por doutorandos, doutores ou pós-doutores. O programa é voltado para soluções com Nível de Prontidão Tecnológica (TRL –Technology Readiness Level) 6 ou superior, que tenham, a princípio, minimamente um protótipo validado em ambiente relevante ou operacional.

O Programa Finep INOVADOC é uma nova iniciativa que tem por objetivo a transferência de tecnologias já consolidadas em universidades, centros de pesquisas e demais Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTs) brasileiras para empresas. O Programa integra um conjunto de programas de apoio a empresas com faturamento inferior a R$ 90 milhões, incluindo os programas Centelha, Finep Start-Up e Inovacred. Deste modo, a Finep consolida um fluxo de possibilidades de financiamento para essas empresas, permitindo contemplar desde o empreendedorismo inovador, projetos de maior risco tecnológico, investimento e crédito, até a introdução de lote pioneiro e comercialização de novos produtos, processos e serviços no mercado.

O prazo para submissão de proposta é até o dia 27 de abril de 2023. Para cada linha temática serão alocados até R$ 12.500.000,00 (doze milhões e quinhentos mil reais).

Linhas temáticas

Linha temática I – Biotech: projetos que utilizem sistemas vivos e organismos para desenvolver ou produzir produtos, ou qualquer aplicação tecnológica que use sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fazer ou modificar produtos ou processos para uso específico.

Linha temática II – Nanotech: projetos que utilizem tecnologia de manipulação de átomos e moléculas a partir de operações em nanoescala para criação de novos materiais, produtos ou processos através da reestruturação atômica.

Linha temática III – Healthtech: projetos que desenvolvam equipamentos médicos, pesquisa farmacêutica, pesquisa genômica e bancos de germoplasma, desenvolvimento de exames ou equipamentos vestíveis, entre outros projetos que tenham por objetivo solucionar problemas do setor da saúde.

Linha temática IV – Agritech: projetos que desenvolvam soluções em agricultura de precisão e fabricação de defensivos, bioinsumos e fertilizantes, entre outros desenvolvimentos que tenham por objetivo solucionar problemas da cadeia produtiva agrícola.

Acesse aqui o edital da FINEP.

Para dúvidas e demais informações entre em contato através do e-mail institucional da Equipe DRCT (FINEP): cp_inovadoc@finep.gov.br.

Orientações sobre o edital entre em contato através do e-mail: fapepi.ddct@gmail.com.

Fonte: FINEP

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:10 de janeiro de 2023