A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) tornou público o Edital do Programa Mulheres Inovadoras 2022. O Programa é uma iniciativa da Finep e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para estimular startups lideradas por mulheres, de forma a contribuir para o aumento da representatividade feminina no cenário empreendedor nacional, por meio da capacitação e do reconhecimento de empreendimentos que possam favorecer o incremento da competitividade brasileira.

A Finep contemplará até 30 (trinta) startups para um processo de aceleração, e até 15 (quinze) startups para recebimento de uma premiação de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais) cada, conforme critérios estabelecidos no edital. As startups irão concorrer regionalmente, sendo selecionadas até: 6 (seis) empresas de cada uma das regiões do Brasil (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) para serem aceleradas; e 3 (três) startups de cada região para serem premiadas.

Cada região do país terá 2 (dois) temas prioritários, que deverão ser selecionados
no formulário eletrônico, conforme a relação abaixo:

Nordeste:
Tema 1: Competitividade Produtiva – Inovações que ampliem a competitividade dos setores de bioeconomia, monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais, transporte e logística, agronegócio.
Tema 2: Qualidade de vida – Inovações em saúde, educação, saneamento, segurança hídrica e segurança pública ou privada.

Norte:

Sudeste:
Tema 1: Competitividade Produtiva – Inovações que ampliem a competitividade dos setores de agronegócio, petroquímica, transporte e logística.
Tema 2: Qualidade de vida – Inovações em saúde, educação, segurança pública ou privada e mobilidade urbana.

Sul:
Tema 1: Competitividade Produtiva – Inovações que ampliem a competitividade dos setores têxtil, calçados, móveis, agronegócio, metalomecânica, transporte e logística.

A opção por um dos temas prioritários regionais é responsabilidade da startup no momento da inscrição. Caso esta escolha não seja validada pela Finep, a startup será desclassificada. Se a startup não estiver segura de se enquadrar em um tema prioritário, poderá escolher a opção “Outras Inovações”.

O Prêmio Mulheres Inovadoras representa uma premiação, no valor de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais), para até 15 (quinze) startups que passem por todas as etapas do processo de seleção, e sejam escolhidas, por banca avaliadora, como as
melhores startups lideradas por mulheres de cada região do Brasil. É requisito para o recebimento da premiação que a startup esteja em situação regular perante os cadastros legais indicados no edital.

A seleção se dará em duas etapas, Aceleração e Banca Avaliadora. A Aceleração é o processo que prepara as empresas, de forma rápida e eficaz, para se apresentarem competitivamente no mercado. A agenda de atividades inclui mentorias individuais e palestras. Para essa primeira fase serão escolhidas 30 empresas, seis por região do País. Como conclusão desta etapa, cada concorrente deverá fazer a apresentação de seu plano de negócio a uma banca avaliadora, que é próximo estágio do processo seletivo.

As bancas examinadoras serão regionais, como forma de melhor avaliar a aderência e viabilidade de cada proposta com base nos temas indicados no Edital, vis-à-vis o contexto local.  A Finep/MCTI busca projetos que desenvolvam regionalmente tecnologia e modelo de negócios inovador ou produtos, serviços ou processos marcadamente inovadores, produzidos a partir de novas tecnologias ou da integração daquelas existentes, mas que contenham desenvolvimento novo.

São elegíveis startups que possuam pelo menos uma mulher entre seus empreendedores em função executiva ou gerencial. Importante: Não basta um nome feminino figurando entre os sócios para que a empresa possa se candidatar.  Essa mulher precisa ter participação societária igual ou superior às participações individuais dos demais empreendedores. Se não tiver, a soma das participações femininas no empreendimento deve ser pelo menos igual à soma da participação dos demais sócios.  Além disso, as mentorias do programa Aceleração são dirigidas especificamente às gestoras e executivas. Homens nesse processo, só os analistas da Finep ou palestrantes.

As inscrições se encerram em 28 de março de 2022 e o resultado final está previsto para 16 de setembro de 2022. O cronograma e todas as informações estão disponíveis no Edital, que pode ser consultado no site da Finep.

O Prêmio Mulheres Inovadoras já agraciou, com R$ 100 mil, 15 startups em seus dois primeiros anos de realização. Este ano, o valor da premiação passa a ser R$ 120 mil e as agraciadas, que foram 10 na última edição, passam a ser 15. A mudança se justifica, como explica o Diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, Adriano Lattarulo: “em 2022, o valor da premiação e a quantidade de premiadas aumentaram devido ao sucesso da iniciativa que revelou valorosas startups lideradas por mulheres em cada região do Brasil” .

Fonte: Finep

• Categoria do post:Editais / Notícia