solenidade de abertura do I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais aconteceu no Auditório do Museu de Arqueologia/CCN II da UFPI – Campus Ministro Petrônio Portela em Teresina. A programação foi distribuída nos dias 21 e 22 de setembro com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos (sessão de pôsteres) de alunos de pós-graduação e graduação.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) é apoiadora do evento e foi representada na abertura pelo seu diretor técnico científico, Albemerc de Moraes. Estavam presentes também o reitor da UFPI, José Arimatéia Dantas, o vice-prefeito de Teresina e ex-reitor da UFPI, Luiz Júnior; Pró-Reitor de Pós-Graduação, Welter Cantanhêde; o coordenador do PPG em Ciência dos Materiais da UFPI, Bartolomeu Cruzo; o coordenador da área de Ciência dos Materiais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Antônio Martinelli.

Para o diretor técnico científico da Fapepi é importante ver como essa área tem se destacado dentro do Estado. “Todo esforço em criar, fortalecer e estimular as ciências dos materiais tem reflexos diretos no avanço mercadológico da área. E tudo isso se dá através de uma política de incentivo às pesquisas científicas, pois elas são o instrumentos maior de desenvolvimento para qualquer áreas do saber”, destacou.

O reitor da UFPI enfatizou em dados os avanços nos cursos de pós-graduação, apesar das dificuldades generalizadas que afetam os diversos setores do país.  Ao final de sua fala também parabenizou todos que integram o Programa de Pós-graduação em Ciências dos Materiais (PPGCM), “esse programa se tornou um orgulho da UFPI, pois é o primeiro programa nosso a chegar a nota 5, e podem contar com nosso apoio para que possamos continuar crescendo”, declarou durante a abertura.

width=680

Ao final dos discursos inicias a palestra de abertura ficou sob o comando do coordenador da área de Ciência dos Materiais da CAPES, o Prof. Dr. Antônio Martinelli, que teve por tema “A pesquisa em materiais; tendências e perspectivas nacionais e mundiais”.

• Última modificação do post:26 de setembro de 2017