Aconteceu nesta terça-feira (20), através da plataforma virtual da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), a primeira oficina de prioridades organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) para definição das áreas estratégicas para o Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação, específico ao apoio e Desenvolvimento da Região Semiárida Brasileira (PDPG – Semiárido).

A oficina contou com a participação de representantes, como Antonio do Amaral, Diretor Presidente da FAPEPI, colaboradores, como Ciro Sá, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI, Rizalva Cardoso, Gerente de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da FAPEPI e de representantes de diversas instituições.

A oficina teve como foco a discussão sobre Biotecnologia e a Agroindústria. As duas áreas são eixos estratégicos de desenvolvimento sustentável que devem ser levados em conta na elaboração de projetos que serão submetidos no edital do PDPG – Semiárido.

O encontro virtual debateu as atividades agroindustriais  e biotecnológicas no estado do Piauí e a necessidade de alinhá-las aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Discutiu-se ainda a necessidade de pesquisas voltadas para o incentivo das práticas sustentáveis.

A meta da oficina foi estimular a discussão sobre o desenvolvimento socioeconômico piauiense sem abrir mão do desenvolvimento sustentável a fim de que novas ideias surgissem para as propostas. Para falar sobre os temas foram convidados Sérgio Viana, que tratou da temática da Agroindústria e Rômulo Vieira, que discutiu sobre Biotecnologia.

Lista de instituições participantes:

Câmara Setorial de Biotecnologia

Cooperativa dos Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi)

Cooperativa Mista de Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (COMAPI)

Embrapa Meio-Norte

Instituto Federal do Piauí (IFPI – Campus Picos)

Instituto Federal do Piauí (IFPI – Campus Valença)

Instituto Federal do Piauí (IFPI- Campus Teresina)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE)

Secretaria Estadual da Agricultura Familiar (SAF)

Superintendência de estudos econômicos e sociais (CEPRO/SEPLAN)

Universidade Estadual do Piauí (UESPI)