Hoje pela manhã, ocorreu a cerimônia virtual de posse da nova diretora técnico-científica da FAPEPI, profa. dra. Antônia Valtéria Melo Alvarenga. Sua formação inclui: Pós-doutorado em Direito pela Università degli Studi de Messina – Itália; Pós-doutorado em História pelo PNPD-CAPES; Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense e doutoranda em Direito pela Universidad Lomas de Zamora-AR. Possui Mestrado em Educação, área de concentração Docência Superior e Graduação em História e Direito. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade Estadual do Maranhão. É líder dos grupos de pesquisa Estado, Poder e Política (UESPI) e História e Políticas Públicas (UEMA).

Como consta no regimento interno da FAPEPI, compete ao Diretor Técnico-Científico, dentre outras, as seguintes atribuições:

Acompanhar e avaliar a execução das atividades técnico-científicas, identificando os acertos e erros e o alcance dos objetivos e metas programadas; Administrar a concessão de bolsas, auxílios e subvenções; Encaminhar aos consultores “ad hoc” as propostas de apoio às atividades de pesquisa, capacitação de recursos humanos e a realização de eventos; Orientar o Conselho Técnico-Administrativo na elaboração do plano de trabalho da FAPEPI; Manter intercâmbio com entidades governamentais e não-governamentais, nacionais ou estrangeiras, objetivando viabilizar o fomento da pesquisa em ciência e tecnologia do Estado; Propor estratégias de apoio às atividades de ciência e tecnologia; Participar como membro nato das reuniões do Conselho Técnico-Administrativo; Pronunciar-se, fundamentalmente, nos processos a serem submetidos à decisão do Presidente, quando for o caso; Propor normas e procedimentos operacionais que disciplinem e orientem a gestão e execução de natureza técnicas e científicas; Executar outras atividades inerentes a sua área de competência.

Cerimônia virtual de posse através da plataforma de Webconferência – RNP.

Estiveram presentes na solenidade:

O presidente da FAPEPI, Antônio Cardoso do Amaral; o reitor da UESPI, Evandro Alberto de Sousa; o reitor do IFPI, Paulo Henrique Gomes de Lima; a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPI, Profa. Dra. Regilda Saraiva; o coordenador de pesquisa da UESPI, Professor Dr. Pedro Pio Fonteneles; Professor Dr. Baldomero Antonio Kato da Silva, representando o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFDPAR; Professora Ailma, pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da UESPI, que também representa o Conselho Superior da FAPEPI; o secretário de educação de Teresina, Nouga Cardoso; Professor Marcelo Neto, representante da EDUESPI; o presidente da Academia de Ciências, professor Arimatéria Dantas, ex-reitor da UFPI; e membros da atual diretoria; pesquisadores da UESPI, da UEMA e funcionários da FAPEPI.

A professora Antônia Valtéria conta que se sente muito contente e ao mesmo tempo desafiada, e que espera a oportunidade de contribuir para a construção de um mundo melhor, de um estado que enxergue no conhecimento científico a possibilidade de superação de muitos dos seus problemas. “Estou contente com o significado para minha vida profissional que o convite para a função de Diretora Técnico-Científica da FAPEPI representa, e desafiada, pois sei que hoje, mais do que em qualquer outro momento, a ciência e a tecnologia precisam mostrar sua importância para desenvolvimento social e inclusivo de todos os povos. Então temos que entender nosso papel nessa missão e trabalhar com finalidade”, conta a professora.

Confira o vídeo da Cerimônia completa.
  • Última modificação do post:16 de julho de 2021