A Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) realizou na quinta-feira, dia 4 de novembro uma live de abertura, marcando o início da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2021. Durante a live foi aberta uma mesa redonda com o tema: “Desafios da Ciência brasileira na conjuntura sociopolítica atual”. A abertura está disponível no YouTube e pode ser acessada clicando aqui.

Estiveram presentes o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Alagoas (FAPEAL), Fábio Guedes, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa no Maranhão (FAPEMA), André Santos, o presidente da FAPEPI, Antônio Cardoso do Amaral, o ex-reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e atual presidente da Academia de Ciências do Piauí (ACIPI), José de Arimatéia Dantas Lopes, o ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UESPI, Ailma do Nascimento e a Diretora Técnico-Científica da FAPEPI, Valtéria Alvarenga.

Também foram lançados durante o encontro 2 Editais de apoio. São eles: EDITAL FAPEPI/ Nº 008/2021 – APOIO À EDITORAÇÃO E PUBLICAÇÃO DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS e o EDITAL FAPEPI Nº 009/2021 – PROGRAMA DE APOIO À PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS CIENTÍFICOS, DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA – OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS.

Além da abertura, a FAPEPI também já realizou como parte da Semana uma live com a pesquisadora Lilian Catennacci, que falou sobre suas pesquisas e a necessidade de consiliar a forma como usamos a natureza e a necessidade de preservá-la. O vídeo completo pode ser assistido por aqui.

Também aconteceu, dentro da promgramação, o Seminário de Avaliação final do Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional, onde pesquisadores da FAPEPI apresentaram os resultados de suas pesquisas.

A SNCT 2021 trouxe como temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. A FAPEPI seguindo o conceito presente no evento nacional, apresenta como tema para o evento local: “Ciência para a vida”. O objetivo do evento é mobilizar a comunidade piauiense, através das instituições de ensino superior, escolas e organizações civis que atuam em parceria com a FAPEPI, para o permanente fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico, com a educação científica, bem como estimular a prática de inovações que agreguem bons resultados na preservação do meio ambiente, na produção e distribuição de riquezas materiais, culturais e no fortalecimento da qualidade de todas as formas de vida do planeta terra.

A SNCT 2021 ainda contará com vários eventos até o dia 25 de novembro. São eles:

3ª Semana de 16 a 18/11/2021

Dia: 17/11/2021 – Live – 19h –  Tema: O papel das instituições no controle das doenças tropicais emergentes e negligências – Prof.  Dr. Carlos Henrique Nery

4ª Semana de 22 a 25/11/2021

Dia: 22/11/2021 – Evento de Premiação – Prêmio de Jornalismo Científico da FAPEPI – 19h

Dia 25: Live –  Patrícia Ellen da Silva – Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo – 19h – Tema: CT&I pós Covid

• Última modificação do post:17 de novembro de 2021