Nesta quarta-feira (15), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), participou da Sessão Especial com a temática: “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: Qual o próximo legado para refundar o Brasil nos próximos duzentos anos?” Evento promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O evento foi realizado no Instituto Federal do Piauí – Campus Campo Maior, em representação pela passagem dos 200 anos da Batalha do Jenipapo, na última segunda (13), pois foi no dia 13 de março de 1823 que acontecia em Campo Maior umas das mais sangrentas e importantes lutas para a emancipação do nosso Piauí e do Brasil. A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu o evento para relembrar e colocar em evidência a importância desse momento histórico.

A SBPC busca promover e levantar importantes debates sobre a Ciência no Brasil e em cada Estado Brasileiro. Levar e incentivar o conhecimento. Além do corpo docente e dos palestrantes convidados, durante o evento aconteceu uma apresentação do Reisado de Boa Hora, importante manifestação cultural local, e uma visita ao Monumento Heróis do Jenipapo.

O encontro deixou várias reflexões reproduzidas pelo IF-Campo Maior: Uma sessão que nos traz um importante questionamento. Nossos ancestrais batalharam pela nossa independência, e paira a pergunta: qual o legado que deixaremos? Qual a herança que nossa sociedade deixará para o futuro? São perguntas que só seremos capazes de responder através do enfrentamento às muitas lutas que travamos diariamente, através da Ciência e do conhecimento.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Homenagem
  • Última modificação do post:15 de março de 2023