A Fundação de Amparo à Pesquisa no Piauí (FAPEPI) torna públicos dois editais de apoio, que foram lançados durante a live de abertura da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SECT) 2021. São eles o EDITAL FAPEPI/ Nº 008/2021 – “Apoio à editoração e publicação de periódicos científicos” e o EDITAL FAPEPI Nº 009/2021 – “Programa de apoio à participação e realização de eventos científicos, de divulgação científica e tecnológica – olimpíadas científicas.” Para mais informações sobre a SECT, confira: 

O Edital nº 008/2021 tem o objetivo de apoiar a consolidação e a qualificação dos periódicos científicos vinculados às instituições sediadas no estado do Piauí, enquadrados no sistema Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e de periódicos novos indexados, com, pelo menos, dois números publicados de forma regular até a data da inscrição.

A FAPEPI convida pesquisadores a apresentarem propostas para apoio financeiro à editoração e publicação de periódicos científicos on-line, direcionados à disseminação do conhecimento técnico-científico, promovidos por Instituições de Ensino Superior Públicas (IES), Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIs) e Entidades Científicas de natureza pública e privadas sem fins lucrativo, sediadas no Piauí.

Poderão solicitar apoio, os editores cujos periódicos científicos estejam enquadrados no sistema Qualis Periódicos da área de conhecimento, ou sendo periódicos novos que estejam indexados e mantenham regularidade de publicação de pelo menos dois números anuais, ser editor do periódico, ter titulação de doutor, ser coordenador do projeto, possuir vínculo formal (celetista ou estatutário) com IES pública e ICTI ou privada sem fins lucrativos sediada Piauí, apresentar documento oficial que comprove haver concordância entre o proponente e a instituição de execução do projeto para o desenvolvimento da atividade editorial, ter cadastro no SIGFAPEPI e na plataforma Lattes do CNPq, atualizados na data da vigência desta chamada.

A submissão de propostas iniciou no dia 9 de novembro e vai até o dia 22 de dezembro, o resultado preliminar do enquadramento das submissões ocorrerá até o dia 21 de fevereiro de 2022, o resultado final do enquadramento das propostas até o dia 15 de março de 2022, o resultado da análise e julgamento preliminar das propostas a partir de 16 de maio de 2022 e a publicação do resultado final da análise e julgamento das propostas ocorrerá a partir do dia 1 de junho de 2022.

As propostas deverão ser apresentadas em formulário online específico, via Sistema de Gestão da Informação da FAPEPI – SIGFAPEPI, disponível no endereço eletrônico: http://sistema.fapepi.pi.gov.br/. Para acessar o formulário o proponente deverá utilizar seu login e senha previamente cadastrados. Novos usuários deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da FAPEPI, através do endereço eletrônico: http://sistema.fapepi.pi.gov.br/index.php?id=6. Além do envio do formulário online, a submissão da proposta requer a apresentação de documentação complementar a ser anexada ao SIGFAPEPI.

Esclarecimentos e informações adicionais acerca deste Edital podem ser realizados através de comunicação com a FAPEPI nos seguintes endereços eletrônicos: dtc.fapepi@gmail.com e fapepi@fapepi.pi.gov.br;

Confira o edital completo aqui: https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/SEI_GOV-PI-2733282-Edital-008-2021.pdf

Já o Edital Nº 009/2021 vem com o intuito de promover eventos científicos, após longo tempo de isolamento social. No âmbito do Programa de apoio à participação e realização de eventos científicos, de divulgação científica e tecnológica, a FAPEPI visa estimular e apoiar propostas de Olimpíadas Científicas realizadas no estado do Piauí, com foco no desenvolvimento científico, tecnológico, na inovação e na popularização da ciência.

As Olimpíadas Científicas estaduais são eventos de grande importância para a popularização científica, fomentando a ampliação da participação e o aprimoramento do conhecimento de jovens estudantes piauienses. São oportunidades dos jovens se capacitarem para competições nacionais e internacionais.

O Edital também busca contribuir para o estabelecimento de práticas que favoreçam o desenvolvimento de uma cultura científica e tecnológica na Educação Básica, dotando professores, alunos e comunidade escolar com estes valores. Também procura identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e

tecnológicas; melhorar o aperfeiçoamento dos professores das instituições educacionais piauienses, contribuindo para a sua valorização profissional; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento; facilitar a aproximação e a troca de saberes entre escolas, instituições de ensino superior e comunidade e popularizar o conhecimento científico para públicos mais variados em termos de gênero, condição social, cultural e territorial.

Os proponentes responsáveis pela apresentação das propostas, deverão ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e no Sigfapepi, com atualização, conforme a

vigência do edital recente. O proponente obrigatoriamente também deve ser o coordenador da proposta de realização da olimpíada e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

As propostas deverão ser encaminhadas pelo Sigfapepi (sistema.fapepi.pi.gov.br), utilizando-se o formulário de Propostas online, em anexo ao Edital.

O período de submissão das propostas iniciou dia 09 de novembro de 2021 e se estende até o dia 10 de dezembro de 2021. A divulgação do resultado preliminar do julgamento das propostas ocorrerá a partir de abril de 2022. O resultado final a partir de 18 de abril de 2022.

Para mais detalhes, confira o edital completo aqui:

https://www.fapepi.pi.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/SEI_GOV-PI-2735152-Edital-009-2021.pdf

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:17 de novembro de 2021