O Water JPI e a BiodivERsA, em parceria com a União Europeia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Confap, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI – e as demais fundações de amparo à pesquisa, anunciam a Chamada Transnacional Conjunta – BiodivRestore 2020-2021, para projetos de Pesquisa & Inovação em “Conservação e Restauração de Ecossistemas Degradados e sua Biodiversidade, incluindo o foco em Sistemas Aquáticos”.

Apesar desta Chamada ter foco em sistemas aquáticos de água doce, todos os ambientes (sejam terrestres, de água doce ou marinhos), são contemplados. Serão abordados os seguintes temas: estudo dos processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação / restauração e suas interações; avaliação das prioridades e sinergias entre os públicos-alvos, benefícios e políticas para conservação e restauração; e conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

As equipes serão convidadas a formar consórcios de investigação transnacionais com parceiros elegíveis de, no mínimo, três países participantes, e devem incluir no mínimo dois Estados-Membros da União Europeia (UE) ou países associados a ela.

Para candidatos do exterior, desde que o critério de Estado-Membros da UE parceiros seja cumprido, propostas incluindo parceiros de regiões ultraperiféricas e países e territórios ultramarinos que participantes do edital, as regiões ultraperiféricas regiões e países e territórios ultramarinos podem ser contados como um país participante específico, contabilizando, assim, os três países participantes.

31 organizações de financiamento de 27 países estão planejando aderir a esta convocatória e reservaram – junto com a Comissão Europeia * – um valor total de mais de 20 milhões de euros. Sua participação na chamada será confirmada em breve.

Lista de países participantes (provisória)

Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal (incluindo Açores), Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Tunísia.

O prazo final para envio de propostas encerra no dia 07 de dezembro, às 12h no horário de Brasília. As propostas devem ser redigidas exclusivamente em inglês. 

Será realizado um webinário informativo no dia 27 de outubro de 2020, de 10h00 às 11h30 (horário de Brasília), para responder aos questionamentos sobre esta chamada. Para realizar a sua inscrição ou mais informações acesse o link da chamada

Para informações gerais sobre a chamada, entre em contato com a Secretaria da Chamada (Patricia Vera Bravo e Maja Kolar) através do e-mail: BiodivRestore.cs@aei.gob.es ou através do Ponto de contato – CONFAP: Elisa Natola / biodivrestore.confap@gmail.com

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:7 de outubro de 2020