A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) foi uma das 24 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) selecionadas para aderir ao Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil e oferecer bolsas a todas as áreas do conhecimento. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nessa terça-feira (31) a lista das FAPs aptas a participar dessa importante medida para ajudar a manter jovens doutores no país. O prazo para financiamento é de 24 meses.

O Programa visa criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa junto a grupos e redes no país e contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para as regiões e para o país. Além disso, a iniciativa também busca estimular a realização de ações comuns e complementares entre o CNPq e o Confap, por meio das Fundações de Amparo à Pesquisa – FAP. Dessa forma, impulsionando a utilização de recursos de forma descentralizada e flexível para fortalecer e expandir os grupos de pesquisa das diversas unidades federativas do País.

O objetivo do Chamamento foi dar transparência aos aportes realizados pelas FAPs na execução descentralizada do Programa e permitir a ampliação e fortalecimento do escopo da ação seja pelos recursos adicionais para o fomento das pesquisas. Após o período recursal, de cinco dias, será divulgado o resultado final da seleção.

Fonte: CNPq

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:14 de junho de 2022