Na manhã desta terça-feira (31), foi realizado no Sebrae o Workshop de Inovação. O evento contou com a parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) e teve como ponto principal a discussão sobre Parques Tecnológicos no Brasil.

“Na prática, Parque Tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, instituições de ensino, incubadoras de empresas, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica”, explicou o Prof. Afrânio Aragão Craveiro, Diretor Presidente da Padetec – Parque de Desenvolvimento Tecnológico, com sede no Ceará.

width=600

O Padetec possui atualmente 69 empresas incubadas e funciona sob a coordenação do Prof. Afrânio. Em sua palestra ele expôs como surgiu o parque e todo o processo para a sua instalação.

Mostrou ainda um panorama geral sobre os parques tecnológicos no Brasil: perfis, infraestrutura e apoio necessário para implantação desses modelos de desenvolvimento. “Com iniciativas modestas é possível sair de um parque hi-tech na China e suprir demandas locais”, afirmou.

O Workshop de Inovação funciona como o ponto de partida para se debater com os órgãos públicos e com as universidades, a implantação de um parque tecnológico no Estado do Piauí. Esses encontros reúnem autoridades no tópico que mostram experiências bem sucedidas e vantajosas desse tipo de projeto.

A segunda rodada de conversas, ficou por conta do Gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae de Natal (RN), João Bosco. Em sua apresentação mostrou como fazer um planejamento para instalação de parques e as iniciativas que o Sebrae desenvolve e ajuda no Rio Grande do Norte nesse sentido.

width=750

O presidente da Fapepi, Francisco Guedes, se mostrou muito otimista com o evento. “com esta articulação que estamos fazendo buscando uma maior integração do governo com a academia e o setor empresarial, sob a liderança do Sebrae, fortaleceremos mais os nossos polos de desenvolvimento econômico e tecnológico, beneficiando com uma maior brevidade a população piauiense” finalizou Guedes.

width=750

Além de representantes da Fapepi, estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação do Piauí e de professores universitários.

width=750

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:3 de fevereiro de 2017