O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), no conjunto de suas Fundações, e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) da Espanha, lançaram nesta segunda-feira (27/06), a Chamada CONFAP & CDTI 2022-2023, para apoiar projetos de colaboração em pesquisa e inovação tecnológica entre o Brasil e a Espanha.

Os participantes dos projetos selecionados poderão ser apoiados pelo CDTI, na Espanha, e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participantes da chamada no Brasil (vide listagem abaixo). Esta chamada abrange propostas de qualquer setor de atividades. Os projetos terão a duração de 12 a 36 meses.

Elegibilidade 

Os consórcios que desenvolverão as propostas deverão ser constituídos no Brasil de acordo com os seguintes requisitos: 

– É necessária a participação de uma entidade brasileira (empresa, universidade ou centro de pesquisa, dependendo dos requisitos de elegibilidade da FAP envolvida) junto com uma empresa espanhola, associados por meio de um Acordo de Colaboração (Carta de Intenções). Podem participar parceiros de outros Estados no mesmo projeto. 

– As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) podem solicitar critérios de elegibilidade adicionais, que, em tais casos, as diretrizes específicas de cada FAP serão publicadas em seus respectivos sites. 

– Os participantes do Brasil devem verificar as regras de elegibilidade e modalidades de participação das suas respectivas FAPs.

Veja a relação das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – FAPs participantes da chamada:

  1. Fundação Araucária – Paraná;
  2. FAPAC – Acre;
  3. FAPDF – Distrito Federal;
  4. FAPEAM – Amazonas;
  5. FAPEAP – Amapá;
  6. FAPEG – Goiás;
  7. FAPEMA – Maranhão;
  8. FAPEMAT – Mato Grosso;
  9. FAPEPI – Piauí;
  10. FAPERGS – Rio Grande do Sul;
  11. FAPERJ – Rio de Janeiro;
  12. FAPES – Espírito Santo;
  13. FAPESB – Bahia;
  14. FAPESC – Santa Catarina;
  15. FAPESPA – Pará;
  16. FAPESQ – Paraíba;
  17. FAPT – Tocantins;
  18. FUNCAP – Ceará;
  19. FUNDECT – Mato Grosso do Sul;
  20. FAPERO – Rondônia.

Submissão de propostas

As entidades participantes no Brasil devem enviar suas propostas ao CONFAP e verificar se a proposta deve ser também submetida na plataforma da respectiva FAP.

A plataforma para submissão das propostas do CONFAP será disponibilizada a partir do dia 22 de agosto de 2022, no link.

Cronograma

– Lançamento da chamada: 27 de junho de 2022.

– A chamada terá três prazos distintos para submissão das propostas: 16 de setembro de 2022; 20 de abril de 2023; e 15 de setembro de 2023.

Mais informações:

– Para o esclarecimento de dúvidas gerais relacionadas à chamada e participação das FAPs brasileiras, envie um e-mail para: elisa.confap@gmail.com;

– Para o esclarecimento de dúvidas relacionadas ao apoio do CDTI aos projetos brasileiros, envie um e-mail para: mariapilar.demiguel@cdti.es.

Acesse a íntegra da Chamada CONFAP & CDTI 2022-2023.

Assessoria de Comunicação do CONFAP

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:30 de junho de 2022