Nesta quinta-feira (31), termina o prazo para inscrições ao Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA. Conforme o Edital nº 3/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os interessados podem se candidatar até às 17h, pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). São dez bolsas destinadas às áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Os benefícios terão duração máxima de seis anos – três anos financiados pela CAPES e igual período pela instituição parceira – , com valores anuais de até US$55 mil.

O resultado preliminar deve ser divulgado até dia 31 de maio e as entrevistas acontecerão entre 04 e 15 de julho. Os pré-selecionados pela parte brasileira serão conhecidos até 30 de julho. O processo seletivo das universidades dos EUA começa em outubro. O resultado final será publicado até 15 de abril de 2023 e as atividades estão previstas para iniciarem entre agosto e dezembro do mesmo ano.

O Programa é uma cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright) que incentiva a formação de líderes para a pesquisa no Brasil e no mundo. Além de favorecer o acesso de pesquisadores brasileiros às universidades de excelência nos EUA e aumentar o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores de ambos os países, busca maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:6 de abril de 2022