Nesta segunda-feira (29), teve início na Universidade Federal do Piauí o II Dia do Geógrafo, evento comemorativo pela passagem do dia da profissão, que é regulamentada no Brasil desde 1979. O evento tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí e segue até está terça-feira (30), no auditório do Centro de Tecnologia e visa analisar o espaço geográfico a partir da perspectiva da relação sociedade e natureza e apresentar orientações para a pesquisa acadêmica.

De acordo com o coordenador do evento, professor doutor Manoel Lindemberg, o momento é de celebração, mas, pede também uma reflexão sobre o avanço da profissão.

“É um momento de celebração e agradecimento, a realização de um evento já contempla tudo isso, porque não é fácil realizar um evento, por isso eu agradeço a todas as pessoas e instituições, que direta ou indiretamente, contribuíram com esse evento. Ao mesmo tempo que é um momento de celebração, é um momento para pensar a Geografia para discutirmos e avançarmos para o bem da Geografia”, afirmou.

Em 2018, o curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí completa 60 anos de criação com a perspectiva de criação de um curso de bacharelado e outro de doutorado, a universidade já tem cursos de licenciatura e mestrado.

A gerente técnico-científico da Fapepi, Eliana Abreu, esteve na abertura do evento representando a instituição e destacou que a Fundação é uma parceira importante no apoio aos pesquisadores piauienses.

“A Fapepi é uma instituição que fomenta a pesquisa e dentre outros vetores da pesquisa tem o apoio à participação do pesquisador em eventos, para divulgarem seus trabalhos científicos, apoio à organização de eventos e na publicação científica. De forma que a gente está contribuindo para que esse evento de grande importância para os geógrafos esteja acontecendo”, destacou.

• Última modificação do post:30 de maio de 2017