O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu as inscrições ao programa de auxílio para estadias de pesquisa para doutorandos brasileiros com bolsa no país. Trata-se de um financiamento complementar à bolsa nacional concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo), com o objetivo de viabilizar parte da pesquisa da tese na Alemanha. Os interessados poderão se candidatar até 30/09/2022 para estadias de pesquisa entre abril de 2023 e janeiro de 2024.

O novo edital traz uma boa notícia: a partir de 2022, os bolsistas de doutorado das FAPs do Mato Grosso, Amazonas, Paraíba, Ceará e Distrito Federal passam a poder se candidatar ao programa de auxílio do DAAD. Todos os detalhes sobre o financiamento, os requisitos e o processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.

Os contemplados pelo programa podem permanecer na Alemanha por dois a seis meses (sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira). Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

No momento, 23 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) participam do programa de auxílio para doutorandos:

FACEPE – Pernambuco
FAPEAL – Alagoas
FAPEAM – Amazonas
FAPEAP – Amapá
FAPEG – Goiás
FAPEMA – Maranhão
FAPEMIG – Minas Gerais
FAPERGS – Rio Grande do Sul
FAPERJ – Rio de Janeiro
FAPERN – Rio Grande do Norte
FAPES – Espírito Santo
FAPESB – Bahia
FAPESC – Santa Catarina
FUNDECT – Mato Grosso do Sul
FAPERO – Rondônia
FAPT – Tocantins
Fundação Araucária – Paraná
FAPEPI – Piauí
FAPEMAT – Mato Grosso
FAPESPA – Amazônia
FAPESQ – Paraíba
FUNCAP – Ceará
FAPDF – Distrito Federal

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:1 de setembro de 2022