O curso “Indicadores Epidemiológicos da Atenção Primária à Saúde, com ênfase nos sistemas de informação” está sendo oferecido pelo Centro de Inteligência em agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados – CIATEN em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (COSEMS-PI), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e a Universidade Aberta do SUS (UNASUS).

A abertura do curso ocorreu às 17:30h do dia 01/03/2021 com a participação da professora Dorcas Lamounier Costa, doutora em Infectologia e Medicina Tropical pela Universidade Federal de Minas Gerais, supervisora da plataforma multidisciplinar em epidemiologia do CIATEN e coordenadora do curso, dr. Carlos Nery, coordenador geral do CIATEN, Auridene Maria da Silva Moreira de Freitas, presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), além de representantes políticos, profissionais da saúde e representantes das instituições apoiadoras do curso, como a UnaSUS, COSEMS-PI, SESAPI e o Ministério da Saúde.

O evento tem o objetivo de capacitar gestores e equipes da Estratégia de Atenção Básica (eAB) ou da estratégia de Saúde da Família (eSF) na construção das fichas de qualificação do conjunto de indicadores que compõem o incentivo financeiro de Pagamento por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) para o ano de 2020 e 2021 no âmbito do Programa Previne Brasil.

Recentemente, o Ministério da Saúde (MS) lançou o Programa Previne Brasil, por meio da Portaria nº 2.979/2019, propondo a implementação de um novo modelo de financiamento federal para o custeio da Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse programa, uma das modalidades de repasse financeiro do ministério para a APS será o pagamento por desempenho vinculado ao monitoramento de 21 indicadores da saúde da população, no contexto da APS.

Espera-se com o curso, contribuir para os registros de informações pela equipe da APS e  implementar o registro dos indicadores do programa Previne Brasil, resultando em maior transparência da gestão da APS e em fortalecimento da participação das pessoas por meio da realização de metas estipuladas e para que o repasse financeiro previsto seja otimizado ao máximo.

O link de acesso para ouvintes está disponível em:  https://youtu.be/elceX_OcJ_Q

• Última modificação do post:4 de março de 2021