O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o consórcio CHIST-ERA e a Comissão Europeia, anunciam o lançamento da Chamada Transnacional Conjunta ORD – Apoio à Ciência Aberta.

A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação voltados à Ciência Aberta, abordando temáticas ligadas a dados e softwares de pesquisa abertos ou compartilhados, em todas as áreas do conhecimento. O orçamento global disponível para a chamada é de aproximadamente 6 milhões de euros.
No Brasil, o apoio será concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam da chamada.


Submissão de propostas

Para submissão de propostas, os pesquisadores brasileiros devem buscar parcerias internacionais. O consórcio do projeto de pesquisa deve ter no mínimo 3 parceiros, incluindo no mínimo 3 países que participam da chamada, são eles: Bélgica, Brasil, República Tcheca, França, Lituânia, Luxemburgo, Polônia, Eslováquia, Suíça, Turquia e Reino Unido.

Os candidatos brasileiros devem consultar as regras específicas de elegibilidade e modalidades de participação via CNPq ou via FAPs na página oficial da chamada. Acesse a íntegra da chamada e a plataforma de submissão de propostas em: www.chistera.eu/call-ord-announcement

Cronograma

Prazo para submissão de propostas: 14 de dezembro de 2022;
Aprovação de projetos: junho de 2023;
Início dos projetos aprovados: a partir de setembro de 2023.

Questões gerais e técnicas sobre a chamada podem ser esclarecidas com o Ponto de Contato Nacional do CONFAP: Elisa Natola (elisa.confap@gmail.com) ou do CNPq: Dileine Cunha (dileine.cunha@cnpq.br).

No dia 28 de novembro de 2022, será realizado o webinar informativo sobre a chamada. Para participar inscreva-se em: www.chistera.eu/call-ord-info-webinars.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:11 de outubro de 2022