Teve início nesta terça-feira (04) e segue até a próxima sexta-feira (07), na Universidade Federal do Piauí, o 5ª Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, evento organizado pela Federação Brasileira de Ciência Política e apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi).

O evento, que acontece a cada dois anos, reúne pesquisadores e docentes para o compartilhamento de experiências de pesquisa na área da Ciência Política. A atual edição tem por tema “Caminhos da Democracia no Brasil” e objetiva trazer para a cidade de Teresina as discussões acadêmicas a respeito do regime democrático brasileiro e sua trajetória político-institucional de consolidação. Esta é a primeira vez que o evento acontece fora do eixo sul-sudeste do país.

Presente na abertura do evento, o presidente da Fapepi, Francisco Guedes, destacou que a instituição na difusão do conhecimento no estado e ressaltou a importância das discussões levantadas no evento.

“A Fapepi desempenha um papel muito importante no apoio à difusão do conhecimento no Piauí, difusão essa que é fundamental para o aperfeiçoamento e qualificação das pessoas. É uma alegria participar desse evento e discutir mais democracia para nós todos”, afirmou.

width=460

Vice-reitora da Universidade Federal do Piauí, Nadir Nascimento, destacou a relevância do evento dado o atual momento que o Brasil atravessa.

“É um momento histórico porque estamos tendo a oportunidade, dentro de uma universidade, de discutir a democracia com alunos que estão em formação e em qualificação. É um momento difícil e que precisamos dar seguimento a todas as conquistas e jamais retroceder”, disse.

width=460

A conferência de abertura, intitulada “Democracia e Direitos Humanos: a experiência da Comissão da Verdade no Brasil”, foi proferida pela professora doutora Cristina Buarque de Hollanda, que é secretária executiva da Associação Brasileira de Ciência Política. Ela destacou a importância da escolha de Teresina como sede do evento.

“A decisão do fórum ser sediado em Teresina vai ao encontro de uma iniciativa da Associação Brasileira de Ciência Política de capilarizar e institucionalizar a associação de maneira a fortalecer os vínculos acadêmicos e as redes de colaboração nas diferentes regiões do país”, afirmou. 

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Última modificação do post:7 de julho de 2017