O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, tornam pública a Chamada CNPq/MCTI Nº 15/2020 e convidam os interessados a apresentarem propostas de construção de olimpíadas científicas para apoio financeiro.

Com o objetivo de popularizar o conhecimento para diferentes públicos, estreitando laços entre as instituições de ensino, pesquisa e comunidade, estimular jovens da rede de ensino escolar a se interessarem pela carreira científica, além de promover o uso do conhecimento científico nas escolas e como ferramenta para melhoria da qualidade de vida, será apoiada a realização tanto de Olimpíadas Científicas de âmbito nacional quanto de Olimpíadas Científicas Internacionais no Brasil, em sua fase final. As propostas poderão ser encaminhadas em umas dessas linhas.

As Olimpíadas Científicas propostas deverão ser gratuitas. Em virtude da pandemia do COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, poderão ser propostas olimpíadas na modalidade virtual, nas Linhas nacional e internacional, respeitadas todas as regras do edital.

No caso da modalidade virtual, as propostas deverão apresentar as definições de abrangência, e ainda, informar quais serão os mecanismos de controle de acesso eletrônico, rastreabilidade de usuários, modelos de ferramentas e plataformas a serem disponibilizadas para acesso ao público, bem como os mecanismos de divulgação e métodos utilizados para mensurar os acessos eletrônicos realizados.

A instituição de execução do projeto deverá estar cadastrada no Diretório de Instituições do CNPq, devendo ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), Instituição Pública Municipal, Estadual ou Federal de Educação ou Ciência e Tecnologia ou uma entidade administrativa responsável pela execução de políticas públicas de educação, ciência e tecnologia e correlatos, como, por exemplo, secretarias municipais, estaduais ou distritais.

As propostas deverão ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas. O horário limite para submissão das propostas ao CNPq será até às 23h59, horário de Brasília, do dia 5 de Outubro.

A divulgação do resultado preliminar do julgamento no Diário Oficial da União, por extrato, e na página do CNPq na internet será divulgada no dia 6 de Novembro, já a divulgação final será publicada no dia 4 de Dezembro de 2020.

Para mais detalhes, confira o Edital aqui

• Última modificação do post:21 de setembro de 2020