O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançaram chamada pública Chamada CNPq/MCTI Nº 17/2021 para apoiar projetos e cursos de curta duração em Biotecnologia no âmbito do centro Latino-americano.

O  objetivo do programa é apoiar propostas que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País na área de Biotecnologia, por meio da seleção de projetos de pesquisa e cursos de curta duração, visando expandir o conhecimento básico e aplicado em temas avançados de Biotecnologia, de interesse do Brasil, da Argentina e do Uruguai, no âmbito do Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO).

As submissões devem atender a uma das três linhas de apoio:

• Projetos de pesquisa científica, tecnológica e/ou de inovação obrigatoriamente em colaboração com equipes da Argentina e/ou do Uruguai no tema: Biotecnologia para enfrentamento da COVID-19.
  •  Cursos presenciais de curta duração (40 horas de aulas: 60% práticas e 40% teóricas), relacionados à ciência, tecnologia e/ou inovação, em nível de pós-graduação, abordando pelo menos um dos seguintes temas, a serem realizados no Brasil durante o ano de 2022, em cooperação com a Argentina, o Uruguai e outros países parceiros: Biotecnologia aplicada à saúde, em especial para o enfrentamento da COVID-19; Biotecnologia agrícola e aquicultura; Biotecnologia ambiental; Biotecnologia industrial; Biotecnologia marinha; Biotecnologia genômica.
  • Cursos de curta duração na modalidade à distância/online (30 horas de aulas: 100% teóricas), relacionados à ciência, tecnologia e/ou inovação, em nível de pós-graduação, abordando pelo menos um dos seguintes temas, a serem realizados durante o ano de 2022, em cooperação com a Argentina, o Uruguai e outros países parceiros, no âmbito do CABBIO: Biotecnologia aplicada à saúde, em especial para o enfrentamento da COVID-19; Biotecnologia agrícola e aquicultura; Biotecnologia ambiental; Biotecnologia industrial; Biotecnologia marinha; Biotecnologia genômica.

Propostas relacionadas ao tema COVID-19 terão prioridade em relação às demais, no que se refere especificamente à área de Biotecnologia aplicada à saúde humana.

O prazo para submissão de proposta será até às 23h59 do dia 04 de outubro de 2021, e deve ser realizada na Plataforma Carlos Chagas. O resultado preliminar será divulgado no Diário Oficial da União e em outros canais do CNPq a partir do dia 11 de novembro de 2021.

As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global de R$ 750.000,00, oriundos do MCTI, que será liberado em uma única parcela, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq e na forma pactuada no respectivo Termo de Execução Descentralizada.

Para mais informações acesse o link da chamada pública. Outros esclarecimentos e informações adicionais acerca desta Chamada poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

Fonte: CNPq

• Última modificação do post:31 de agosto de 2021