O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileira (CISB) e a empresa Aeroplano Sueco Limitada (SAAB AB) firmaram acordo de cooperação para o lançamento de chamada para concessão de bolsas nas modalidades Pós-Doutorado no exterior (PDE) e Doutorado-Sanduíche no Exterior (SWE)

Serão 10 bolsas para candidatos desenvolverem parte de suas pesquisas doutorais ou projeto de pós-doutorado na Suécia, em áreas de pesquisa de interesse da SAAB AB. A chamada tem ainda como objetivo ampliar a colaboração científica e tecnológica entre grupos de pesquisa brasileiros e suecos nas áreas de pesquisa indicadas. O período de submissão de propostas segue aberto até o dia 18 de fevereiro de 2022.

Dentre os pré-requisitos para a candidatura estão: ser brasileiro; ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta; e estar cursando Doutorado no Brasil, se candidato ao Doutorado-Sanduíche no Exterior, e título de Doutor, se candidato ao Pós-Doutorado no Exterior, incluindo demais critérios de elegibilidade previstos nas normas específicas de cada modalidade, conforme RN-007/2018

As áreas de interesse da SAAB AB nessa chamada são:

Redes de comunicação: Soluções de comunicações e redes para aplicações automatizadas/autônomas.

Sistemas autônomos: Colaborações entre plataformas tripuladas e não tripuladas, incluindo suporte à decisão e replanejamento dinâmico. Conexão com fatores humanos e cockpit de piloto único. Conceitos de operação / Níveis de automação / Inteligência On-board / Sense-and-avoid / Microeletrônica e metodologia para sistemas reconfiguráveis embarcados /Autonomia / aeronavegabilidade / Certificação. Sensores / Fusão de dados de sensores / Gestão de Dados / Inteligência Artificial.

Engenharia Aeronáutica: Metodologias de avaliação de aerodinâmica instável no regime transônico, e uso de tais metodologias em análises aero elásticas e previsão de cargas dinâmicas. Fluxo laminar; Tecnologias ativas para controle de fluxo; Arquiteturas de redes de sensores e acionadores; conceitos de design de asa laminar.

Propulsão: Gestão de energia. Gerenciamento de energia do motor / modelagem eficiente da interação entre o motor e o sistema do veículo. Previsão de fluxo de entrada de aeronaves, previsão de pluma de jato e aeroacústica usando métodos de simulação de fluxo de resolução de turbulência (CFD)

Materiais: Materiais multifuncionais nano-reforçados para aplicações aeronáuticas.

Desempenho humano: incluindo interface homem-máquina, fatores humanos – segurança aérea / carga de trabalho / stress / consciência situacional / cockpits de nova geração / coordenação de tripulação.

Veja aqui a chamada na íntegra.

Fonte: CNPq