A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realiza chamada pública para bolsas de doutorado. O programa é mantido, além da CAPES, pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e busca fomentar o intercâmbio científico e a mobilidade acadêmica de discentes por meio da concessão de bolsas na República Federal da Alemanha. As modalidades disponíveis no edital são: Doutorado pleno; Doutorado sanduíche e Doutorado sanduíche com cotutela.

O programa tem como objetivo apoiar a formação de docentes e pesquisadores de alto nível, além de ampliar a cooperação acadêmica entre Instituições de Ensino Superior (IES) e Centros de Pesquisa brasileiros e alemães; Aprofundar a cooperação entre pesquisadores e docentes de Instituições Ensino Superior (IES) e Institutos de pesquisa e no Brasil e seus pares na Alemanha. O programa também visa contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Os selecionados serão contemplados com apoio financeiro para mensalidades, auxílio instalação e auxílio deslocamento para a realização das atividades na Alemanha, além de auxílio para aquisição de seguro saúde no exterior e outros benefícios complementares disponíveis no edital do programa.

A duração das bolsas para Doutorado pleno será de até 48 meses. Já para a modalidade Doutorado Sanduíche o período de realização será de 4 a 12 meses e para as bolsas de Doutorado sanduíche com cotutela será de até 18 meses.

Para concorrer às bolsas de pós-graduação os candidatos devem atender aos seguintes critérios:

• Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país;

• Ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha

• É vedada a inscrição de candidatos que já possuam título do mesmo nível (doutorado) da bolsa oferecida neste edital;

• É vedada a candidatura de indivíduos que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (doutorado no exterior, sanduíche ou pleno) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido.

• É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual bolsa concedida pelo presente programa;

• Para se candidatar à modalidade Doutorado Sanduíche com Cotutela é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja previsto essa possibilidade;

• Requisitos complementares devem ser verificados no edital.

As inscrições estarão abertas até 17h do dia 16 de outubro. Para se inscrever acesse aqui. Para mais informações acesse o site da Capes.

• Última modificação do post:14 de setembro de 2020