A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) prorroga o prazo para inscrições até 10 de maio, ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Pós-Doutorado Estratégico. A prorrogação do Edital nº 16/2020 foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira, 02. A publicação traz um novo cronograma. Por ele, as pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa poderão homologar as propostas apresentadas até o dia 17 do mesmo mês, pelo Sistema de Homologação das Propostas.

Com investimento previsto de até R$ 173,5 milhões voltados, principalmente, para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o Programa vai ofertar até 1.418 bolsas de pós-doutorado para até 709 projetos. A ação contribui para o fortalecimento de programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos emergentes ou em consolidação, a partir da formação de pessoal qualificado e aplicação de recursos de custeio.

As propostas devem ser apresentadas pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado final da seleção será divulgado a partir de 16 de setembro e a execução dos projetos tem início previsto para o mesmo mês.

Investimento
A CAPES destina 2.809 bolsas de pós-doutorado no País por meio de Programas Estratégicos já implementados ou com editais publicados para a seleção de projetos. Esses benefícios fazem parte das ações criadas pela Fundação a partir de 2020. Somam-se a essas bolsas as 1.956 ainda ativas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD).

Fonte: Redação – CCS/CAPES

• Última modificação do post:3 de maio de 2022