A CAPES e o Ministério da Infraestrutura (MInfra) lançaram a primeira edição do Prêmio CAPES/MINFRA de Excelência em Pesquisa em Infraestrutura. Os prêmios no valor total de R$100 mil, serão dados aos melhores artigos científicos sobre infraestrutura. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 de 28 de setembro pelo link.

Cinco categorias são englobadas: governança, aviação civil, planejamento, ferrovias e sustentabilidade. As premiações serão de R$20 mil por trabalho, com recursos provenientes do MInfra. Os resultados estão previstos para serem publicados no Diário Oficial da União em novembro. A entrega do prêmio ocorrerá em dezembro.

“Esta parceria é importante para incentivar áreas de interesse vital para o crescimento do País. Com este prêmio a CAPES reconhece o esforço dos pesquisadores que trabalham pelo desenvolvimento do Brasil. A pesquisa precisa devolver benefícios e resultados à toda a sociedade”, afirma Cláudia Queda de Toledo, presidente da Fundação.

A CAPES selecionará artigos aceitos ou publicados em periódicos de alto impacto. Para concorrer, é necessário possuir, no mínimo, título de mestre ou ser aluno matriculado em programa de pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino e pesquisa reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os trabalhos podem ser individuais ou em coautoria.

Esse é o primeiro de dois editais previstos em acordo de cooperação técnica firmado em agosto pela CAPES e pelo Ministério da Infraestrutura. O segundo será em 2023, também com R$100 mil em premiações. A parceria entre os órgãos foi estabelecida em março, com a assinatura de um protocolo de intenções para fomentar pesquisas cujo tema seja infraestrutura.

Informações adicionais podem ser obtidas  aqui.

Confira o edital.

Fonte: Redação – CCS/CAPES