A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lança edital para mestrado profissional nos Estados Unidos no programa Master of Fine Arts (MFA) in Screenwriting.

O Edital é resultado da parceria entre a CAPES e a Comissão Fulbright, e prevê duas vagas para roteiristas. As candidaturas deverão ser apresentadas pelo formulário de inscrição on-line da Comissão Fulbright.

Para se candidatar, é necessário ter nacionalidade brasileira, residir no Brasil, ter concluído, depois de 1º janeiro de 2018, bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos, ter experiência comprovada na área de elaboração de roteiros para produções cinematográficas ou audiovisuais, não ser mestre ou doutor e não ter outra bolsa em andamento.

É necessário, ainda, comprovar nível de proficiência na língua inglesa pelos exames TOEFL IBT com, no mínimo, 102 pontos, ou IELTS, com pontuação de ao menos 7. As inscrições vão até as 23h59 do dia 30 de abril. A divulgação do resultado está prevista para setembro deste ano e o início das atividades para agosto de 2024. As bolsas terão duração de até 21 meses. Os selecionados serão apoiados com recursos no valor anual de até US$ 60 mil.

O mestrado profissional de formação de roteiristas nos Estados Unidos é oferecido em parceria com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright). Os participantes brasileiros vivenciam experiências educacionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo e a competitividade na área, além de complementar a formação técnica e especializada para a produção audiovisual.

Fonte: CGCOM / CAPES

• Última modificação do post:21 de março de 2023