A CAPES divulgou novo Guia sobre o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, dentro da proposta de aceleração da internacionalização da pós-graduação stricto sensu brasileira. O documento, um roteiro para elaborar o Plano Estratégico de Internacionalização Institucional, ajuda  as instituições de ensino superior (IES) do País a planejarem o início de suas ações no exterior ou melhorar atividades já em andamento.

guia responde ao desafio de aumentar a visibilidade das pesquisas produzidas no Brasil e gerar oportunidades para professores, alunos e egressos brasileiros. O Plano Estratégico atende às diretrizes do  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para estabelecer os acordos de cooperação internacional.

O novo guia foi elaborado a partir de experiências bem-sucedidas de instituições participantes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt). Além disso, políticas anteriores de incentivo, desenvolvidas com parceiros, e o acompanhamento da supervisão promovida pelo American Council of Education – ACE-LAB com a Fulbright, também serviram de fonte para o novo documento.

Internacionalização
Há mais de 40 anos, a CAPES mantém parcerias internacionais em diversas áreas acadêmicas e científicas. Atualmente, são 73 acordos de cooperação com 36 países. Mais de três mil bolsistas desenvolvem, no momento, seus estudos no exterior com recursos da Fundação.

Fonte: Redação – CCS/CAPES

  • Post author:
  • Post category:Notícia
  • Post last modified:13 de julho de 2021