1 – OBJETIVO 

Fomentar projetos de pesquisas visando despertar vocação para os campos das ciências e as carreiras tecnológicas através do desenvolvimento de pesquisa básica ou aplicada, a fim de incentivar talentos potenciais entre estudantes da Rede Pública de Ensino do Piauí.

2 – PÚBLICO ALVO

Esta modalidade de auxílio a pesquisa destinada a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzido por Pesquisador com título de Mestre ou de Doutor, com vínculo efetivo em instituição de ensino e/ou pesquisa pública ou privada sem fins lucrativos, ou em instituição de ensino médio da rede pública estadual, sediadas no Piauí. A bolsas destina-se a estudante regularmente matriculado em escolas do Ensino Médio, Técnico ou Profissionalizante da rede pública de ensino do Estado, com idade inferior a 21 anos (Ver Edital).

3 – JUSTIFICATIVA

Estimular, por meio do fomento à pesquisas científica, a participação dos estudantes em ambientes de pesquisa e despertando a vocação para os campos das ciências, assim como expandir o fomento à pesquisas científica, que resulta no benefício direto tanto das unidades de ensino como das instituições de ensino e pesquisa piauienses situadas no interior do Estado.

4 – IMPACTOS ESPERADOS

  • Inserção dos estudantes do nível médio Rede Pública em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
  • Formação cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e o antagônico no convívio acadêmico no âmbito da iniciação científica. 
  • Contribuição para a difusão dos conhecimentos científicos, criando oportunidades de novas perspectivas ao ingresso no mercado de trabalho.