1 – OBJETIVO 

Apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e/ou de pesquisa visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento por meio de atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. 

2 – PÚBLICO ALVO

Esta modalidade de auxílio a destina-se a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa cientifica, tecnológica ou de inovação conduzidos por pesquisador com título de doutor, com até 05 (cinco) anos de obtenção título, que tenham vínculo empregatício efetivo com instituições públicas de ensino superior e/ou de pesquisa científica ou tecnológica do estado do Piauí e que nunca tenham obtido financiamento de projetos de pesquisa em seu nome no âmbito deste programa (Ver Edital).

3 – JUSTIFICATIVA

O apoio a projetos de pesquisa em múltiplos campos do conhecimento é uma ação estratégica das agências de fomento para novas investigações, bem como para a continuidade daquelas pesquisas cujos resultados somente são alcançáveis por meio de investimentos continuados. Assim, o fomento de novas pesquisas científicas é condição imprescindível à geração do conhecimento capaz de impactar positivamente nos produtos, serviços e processos e, consequentemente, na economia do Estado e na vida das pessoas. 

4 – IMPACTOS ESPERADOS

  • A formação de novos grupos de pesquisa, especialmente aqueles que estão situados em unidades de instituições de ensino e pesquisa situadas no interior do Estado.
  • O fortalecimento dos grupos de pesquisa já existentes. 
  • A geração de conhecimento por meio da diversidade de projetos de pesquisa apoiados.
  • Aumento da produtividade científica e tecnológica no Estado.