1 – OBJETIVO 

Estimular pesquisadores de alta competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica (nível 1 e 2 do CNPq) para desenvolver pesquisas de relevância ao desenvolvimento do Estado e do país.

2 – PÚBLICO ALVO

Modalidade de auxílio a pesquisa destinada a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa conduzidos por pesquisador pesquisadores bolsistas de produtividade do CNPq (nível 1 e 2), com reconhecida capacidade de desenvolver pesquisa científica e/ou tecnológica (Ver Edital).

3 – JUSTIFICATIVA

Apoiar grupos de pesquisa de excelência,  sendo portanto, um importante instrumento de estímulo à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico do País, de forma continuada e adicional aos instrumentos hoje disponíveis a grupos de alta competência, que tenham liderança e papel nucleador no setor de sua atuação, sendo formados por pesquisadores e técnicos de alto nível, em permanente interação, com reconhecida competência e tradição em suas áreas de atuação técnico-científica.

4 – IMPACTOS ESPERADOS

  • Incrementar a produção científica no Estado, e propiciar uma fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do setor produtivo do Piauí.
  • Propiciar aos Núcleos de Excelência uma melhor capacidade de funcionamento, enquanto fonte geradora e transformadora de conhecimento científico-tecnológico para aplicação em programas e projetos de relevância ao desenvolvimento do país.