A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) realizou o edital Nº 002/2021 para concessão de bolsas de iniciação científica no Piauí. O Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) contou com 132 propostas aprovadas, no valor de R$480.000,00, o que representa cerca de R$400,00 para pagamento da bolsa individual. Após solicitação e recebimento de resposta ao ofício enviado ao gabinete do Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, decidiu-se pela liberação de recursos financeiros e pela implementação do PBIC-FAPEPI.

A presença feminina neste edital representa 58% de estudantes mulheres. As participantes representam, cerca de 43,1% da Universidade Federal do Piauí (UFPI), 31% pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) 12,6% pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), 8,6% pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e as demais instituições contabilizam cerca de 6,8%. Dentre os cursos que mais obtiveram participantes contemplados são: Biologia; Psicologia; Odontologia; Medicina; Engenharia Agronômica e Enfermagem.

Teresina; Parnaíba; Bom Jesus; Valença do Piauí e Picos foram os destaques em números de propostas aprovadas. Juntas l, representam 76% de propostas.

No quadro de instituições participantes com propostas contempladas estão: a Universidade Federal do Piauí (UFPI) – 54%; a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR) – 24%; a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – 10%; o Instituto Federal do Piauí (IFPI) – 7%; e demais instituições participantes contabilizam cerca de 5% das bolsas.

O programa busca apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e inovação no estado do Piauí, além de despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação das Instituições de Ensino Superior (IES). O programa visa também que os pesquisadores vinculados às instituições de ensino e pesquisa do estado do Piauí promovam o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, assim como na formação de profissionais qualificados.

• Última modificação do post:23 de junho de 2021