Biografia

O Prof. Dr. Afonso Sena Gonçalves nasceu em Minas Gerais, em 10 de julho de 1948, e formou-se em Química pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 1973, veio ao Piauí, juntamente com o então reitor Elson Saraiva, para integrar o quadro inicial de professores do curso de Química da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que estava sendo fundada naquele ano. Em Teresina, havia até então as faculdades de Odontologia, de Direito e de Filosofia, que se uniram formando a UFPI.

Em 1985, ele tinha concluído o Mestrado e Doutorado. Foi também diretor do Centro de Ciências da Natureza (CCN) da UFPI. O cientista mineiro, que elegeu o Piauí como sua terra natal, ficou conhecido como um dos grandes incentivadores da pós-graduação na UFPI. Seus alunos sempre encontraram nele um apoio à continuidade da vida acadêmica através de mestrado e doutorado.

Embora conhecido por suas atividades científicas e administrativas desenvolvidas na UFPI, Afonso Sena é lembrado pelos amigos principalmente por suas qualidades humanas. O professor, juntamente com seus parceiros, trabalhou com afinco em busca da concretização de um sonho que viria a beneficiar milhares de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, neste caso a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Infelizmente, o Prof. Afonso não chegou a ver a FAPEPI ser criada. Faleceu em 22 de maio de 1993.