O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (/MCTI) e Academia-Industry Training (AIT) lançam nova chamada de apoio a empreendedorismo científico. Em sua 8ª edição, o AIT é uma iniciativa apoiada no âmbito do Acordo de Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação entre o Brasil e a Suíça e tem como objetivo apoiar jovens cientistas a estabelecer parcerias com a indústria ou fundar companhias startup – construindo assim possíveis parcerias internacionais.

Cientistas de universidades suíças e brasileiras serão selecionados para participar do programa internacional AIT, com treinamento nos dois países. Os participantes poderão concorrer a subsídios de inovação.

Vinte cientistas das principais universidades da Suíça e do Brasil serão selecionados para a 8a edição do programa internacional Academia-Industry Training (AIT) e terão seus projetos de pesquisa e startups aceleradas para o mercado. O programa consiste em duas fases: uma primeira etapa de treinamentos no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo, em novembro de 2021), conectando pesquisadores-empreendedores brasileiros com seus pares suíços. E uma segunda etapa na Suíça, em abril de 2022, também com todos os participantes selecionados.

Os cientistas selecionados poderão participar de workshops, palestras, visitas, reuniões com investidores e sessões de coaching com especialistas dos ecossistemas empresariais brasileiros e suíços. A interação entre os participantes e a convivência durante o programa AIT proporcionará trocas de conhecimento e oportunidades em nível internacional. Os candidatos e respectivas startups podem atuar em diversos segmentos, como agritech, big data, construção civil, educação, fintech, foodtech, medtech, SaaS e outros. Durante o programa, os participantes poderão concorrer também a subsídios de inovação.

Será realizada pela AIT com a participação do CNPq/MCTI, uma sessão informativa on-line para apresentar o programa  e esclarecer dúvidas. O evento contará com participantes de edições anteriores, que irão relatar sobre suas experiências com o programa AIT. O evento acontecerá no dia 20 de abril às 9h, e as inscrições podem ser realizadas no link.

Para mais informações acesse o Edital.

Fonte: CNPq

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:20 de abril de 2021