A Universidade Estadual do Piauí (UESPI), abre inscrições para o I Congresso Internacional de Psicologia Forense (I CIPF), promovido pelo Laboratório de Avaliação e Perícia Psicológica (LAPeP) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O evento acontecerá no período de 23 a 26 de março de 2022, de forma totalmente remota e online.

O tema que será trabalhado no evento é a “Perspectivas e contextos atuais”, por meio de palestras, mesas redondas e minicursos, O evento contará com a participação de renomados profissionais e pesquisadores, nacionais e internacionais, da Psicologia Forense em suas diversas especialidades.

O objetivo do I Congresso além da troca de experiências e aprendizagem mútua e também a interação entre os participantes dentre ouvintes, organização e todos aqueles que iram apresentar trabalho.

O professor Lucas Dannilo Aragão Guimarães é Doutor em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF) e Professor Adjunto de Psicodiagnóstico da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), ele conta a suas expectativas com relação ao evento em geral, bem como como  os principais pontos a serem debatidos.

“Vamos ter amplas discussões no campus Psicologia Forense enfatizando os aspectos técnicos e práticos da atuação profissional do psicólogo nas diferentes áreas, como a área de família, de infância e juventude, área civil, área criminal e área policial. São contextos onde os psicólogos poderão atuar em demanda que envolve diferentes questões judiciais”, explica.

Participarão do evento, nomes renomados nacionalmente como: Dra. Ana Cristina Resende, o Esp. Anderson Luiz Tamborim, Dra.Beatriz Cattani, Dra. Bruna Barbieri Waquim, Dra. Catula Pelisoli, MSc. Denis Lino, MSc. Denise Maria Perissini da Silva, MSc. Júlia Zamora, MSc. Maria Berenice Dias, Dr. Nelson Hauck Filho, Dra. Paula Inez Cunha Gomide, Dr. Reginaldo Torres Alves Júnior, Dr. Roberto Cruz, Dr. Rui Mateus Joaquim, Dra. Sarah Putin, Dra. Sônia Rovinski, Dra. Vivian de Medeiros Lago e Dr. William Weber Cecconello.

Os convidados internacionais serão: Ph.D. Aldert Vrij, Ph.D. Dora Isabel Fialho Pereira, Ph.D. Francisco Valente Gonçalves, Psy.D. Giselle Hass, Ph.D. Jennifer J. Harman, MSc. Mauro Paulino, Ph.D. Ramón Arce, Ph.D. Ray Bull, Ph.D. Ron Roesch e o Ph.D. Thomas Grisso.

Eles abordaram os mais diversos campos da psicologia jurídica bem como as práticas desenvolvidas por Psicólogos onde podem ser de avaliação psicológica, perícia, assessoramento, orientação, aconselhamento, encaminhamento, mediação, participação ativa na articulação de políticas públicas de atendimento em rede, atendimento psicológico com a família e/ou com alguns de seus membros, formulação de quesitos, elaboração de laudos, pareceres, informes e relatórios, trabalho com grupos, entre outros.

O professor Lucas Dannilo Aragão Guimarães destaca três desfechos importantes para chegar ao tema proposto como: a inserção do Psicólogo no âmbito jurídico e a interface com o Judiciário, o segundo os marcos legais mais recentes, principalmente aqueles relacionados às populações consideradas mais vulneráveis e o terceiro decretação da pandemia de SARS-COVID-19.

Programação

23 de Março de 2022
8:30 h – Minicursos e Apresentação de Trabalhos Científicos
12:00 – Intervalo
14:00 h – Abertura do I CIPF
14:30 h – Conferência Magna Internacional
15:00 h – Conferência Magna Nacional
16:00 h – Mesa Redonda “Psicopatia: um construto em construção”
18:00 h – Intervalo
18:15 h – Conferência Internacional
19:30 h – Encerramento

24 de Março de 2022
8:30 h – Minicursos e Apresentação de Trabalhos Científicos
12:00 – Intervalo
14:00 h – Mesa Redonda “Avaliação e Detecção da Violência Doméstica”
16:00 h – Mesa Redonda “Desafios para Atuação do Assistente Técnico”
18:00 h – Intervalo
18:15 h – Mesa Redonda “Psicologia na Investigação Criminal: Análise Comportamental e Perfilamento Criminal”
19:30 h – Encerramento

25 de Março de 2022
8:30 h – Minicursos e Apresentação de Trabalhos Científicos
12:00 – Intervalo
14:00 h – Mesa Redonda “Entrevista Forense: Abordagem Metodológica e Prática”
16:00 h – Mesa Redonda “Alienação Parental: Um Debate Necessário”
18:00 h – Intervalo
18:15 h – Conferência Internacional “Psicologia Forense na Abordagem de Gênero, Multietnicidade e Raça”
19:30 h – Encerramento

26 de Março de 2022
8:30 h – Mesa Redonda “Atuação Multidisciplinar nas Demandas Contemporâneas de Família”
10:00 h – Mesa Redonda “Práticas Forenses nas Demandas Cíveis”
12:00 h – Intervalo
14:00 h – Mesa Redonda “Análise da Credibilidade da Declaração”
16:00 h – Mesa Redonda “Psicologia Forense no Contexto Criminal”
18:00 h – Encerramento do I CIPF

Minicursos

Para participar dos minicursos ofertados na grade de programação o estudante deve esta atendo as seguintes regras:

  1. Os minicursos irão acontecer online e ao vivo do dia 23 ao dia 25 de março do corrente ano no período da manhã de 8:30 às 11:30h e cada um terá a carga horária de 3 horas.
    2. Cada participante poderá inscrever-se em apenas um minicurso por dia, ou seja, se no dia 23 de março tiver 4 minicursos acontecendo ao mesmo tempo, online e ao vivo, o participante poderá inscrever-se apenas em um único no dia 23 de março.
    3. A quantidade de vagas está limitadas a apenas 20 vagas para cada minicurso online e ao vivo.
    4. Até o dia 16/03/2022 será enviado um link para o e-mail dos participantes para que possam se inscrever nos minicursos online e ao vivo oferecidos nos 3 dias de evento.
    5. Os minicursos que puderem ser gravados ficarão disponíveis do dia 02/04/2022 ao dia 01/05/2022 para os participantes que tiverem interesse em inscrever-se neles e assisti-los integralmente. Estes minicursos terão certificação apenas se o participante inscrever-se neste e assisti-lo em formato gravado.
    6. Atenção: Fiquem atentos as datas de cada minicurso, pois nenhum participante poderá se inscrever em dois ou mais minicursos oferecidos online e ao vivo no mesmo dia. Caso isso ocorra à inscrição será automaticamente cancelada.

Programação dos Minicursos

23/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

Entrevista Forense: desafios em oitivas de testemunha
Esp. Anderson Tamborim

Avaliação de Simulação com o Uso do Rorschach (Restrito a estudantes de psicologia e psicólogos)
Dra. Ana Cristina Resende

Psicologia Investigativa: Possibilidades de Atuação
MSc. Denis Lino

24/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

Elaboração de laudos periciais
Dra. Vivian Medeiros Lago

Perícia em questões de guarda compartilhada.
MSc. Denise Maria Perissini da Silva

25/03/2022 – 8:30 às 11:30 h

Princípios da escuta protegida de crianças e adolescentes
Dra. Cátula Pelisoli

Melhorando as entrevistas forenses: a classificação funcional de elocuções
Dr. Reginaldo Alves Filho

Avaliação Neuropsicológica da Personalidade: quando, como e porque?
Dr. Rui Mateus Joaquim

Trabalhos Científicos

O processo de envio de propostas de trabalhos será totalmente online, através do preenchimento do Formulário para Submissão de Trabalho no ato da inscrição. Para submissão de trabalho a plataforma estará aberta com as  submissão de trabalhos científicos do dia 01 novembro de 2021  a 16 de fevereiro de 2022.

Acompanhe todas as diretrizes das inscrições, bem como as modalidades de trabalhos acadêmicos e suas modalidades de apresentação através do site do evento.

Inscrições

As inscrições serão através da plataforma Sympla. Após o cadastro, será enviado um e-mail de confirmação e, posteriormente, o link de acesso às atividades.

Poderão participar do evento, estudantes e profissionais de Psicologia, Direito, Serviço Social e áreas afins. Será cobrado um taxa referente a cada categoria, dentre elas: Estudantes de Graduação da UESPI, estudantes de pós-graduação da UESPI, estudante de graduação de outras instituições, estudantes de pós-graduação de outras instituições e profissionais.

Acompanha todas as novidades na página oficial do evento.

Fonte: UESPI

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:9 de fevereiro de 2022