Nesta quinta-feira (21), Teresina encerra uma série de encontros territoriais preparatórios para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí. Este evento é um marco significativo na agenda científica e tecnológica do estado ao reunir diversas vozes para delinear estratégias cruciais rumo à inovação e desenvolvimento regional.

A Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí que também acontecerá em Teresina no próximo dia 26 de março, é parte integrante da preparação para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) que acontecerá no mês de junho em Brasília.

Todos os encontros territoriais que foram realizados entre os dias 12 e 26 de março representaram uma jornada intensiva de discussões, palestras e debates, destacando a importância da inovação para o progresso social e econômico do estado.

“Estamos hoje realizando a 5° conferência territorial, já realizamos em Floriano dia 12, dia 13 em Picos, dia 15 em Bom Jesus e dia 19 em Parnaíba. Percorremos então hoje, todos os territórios. A nossa intenção é que no próximo dia 26 de março estejamos consolidando os documentos produzidos em cada uma dessas conferências territoriais em um documento único e que esperamos que tragam propostas de políticas públicas e estratégias para solução de problemas do nosso estado usando ciência, tecnologia e inovação. A participação em cada um dos territórios tem sido acima do esperado e vamos consolidar esse documento dia 26 e levar para a regional em Recife que acontecerá entre os dias 23 e 24 de abril, e posteriormente esse documento consolidado fará parte de um documento nacional da 5° Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia a ser realizada em Brasília”, destacou o presidente da FAPEPI, professor João Xavier.

Professor João Xavier, presidente da FAPEPI.

A programação do evento de hoje na capital piauiense foi repleta de momentos importantes, incluindo uma cerimônia de abertura pela manhã conduzida pelas professoras doutoras Keylla Maria de Sá Urtiga da PROPESQI/UFPI e Regilda Saraiva da PRPG/UFPI, juntamente com a presença ilustre do Prof. Dr. Anderson Gomes, secretário-adjunto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Este último, em sua intervenção, ressaltou a importância de iniciativas colaborativas como esta para impulsionar a pesquisa e a inovação em todo o país.

A palestra de abertura, conduzida por Frederico Musso do CIEPI, sobre a interação entre indústria e academia na promoção da inovação, foi um dos pontos altos do evento, inspirando os participantes a repensarem os modelos tradicionais de colaboração.

Após uma breve pausa para o coffee break, as discussões continuaram com mais duas palestras envolvendo temas como ecossistemas de inovação, tecnologias emergentes e os desafios e oportunidades relacionados ao hidrogênio verde e os desafios e possibilidades para a construção de um cenário equitativo nas ciências brasileiras. Esses assuntos despertaram debates acalorados entre os presentes, evidenciando a diversidade de perspectivas e o potencial de sinergias entre diferentes áreas de conhecimento.

Durante a tarde, a programação segue com os grupos de trabalho em que os participantes discutirão estratégias dentro de eixos temáticos como a reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas, programas e projetos estratégicos nacionais no âmbito cientifico e tecnológico, e o desenvolvimento social por meio da ciência, tecnologia e inovação. Essas sessões representam uma oportunidade única para a elaboração de propostas concretas e a identificação de prioridades para o avanço científico e tecnológico do Piauí.

O evento será encerrado com a exposição dos temas escolhidos nos grupos de trabalho, proporcionando uma visão abrangente das discussões e propostas emergentes.

As Conferências Territoriais e a iminente Conferência Estadual Piauiense são testemunho do compromisso conjunto das principais instituições científicas e tecnológicas do estado em impulsionar o progresso e a inovação. Com a colaboração contínua dessas partes interessadas, o Piauí está firmemente posicionado para se destacar no cenário nacional de ciência, tecnologia e inovação, trazendo benefícios tangíveis para sua população e para o país como um todo.

• Última modificação do post:21 de março de 2024