Bolsistas de doutorado interessados em realizar pesquisa na Alemanha podem solicitar auxílio para estadia no país por até seis meses, no período entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Os pesquisadores podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento de suas teses.

O auxílio mensal de $650,00 euros, ofertado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), trata-se de um complemento financeiro à bolsas de estudos concedidas ou pela CAPES ou por uma Fundação de Amparo à Pesquisa. O benefício pode durar de dois a seis meses e inclui auxílio- deslocamento, seguro-saúde, acidentes e responsabilidade civil.

Podem concorrer estudantes de doutorado de universidades brasileiras que sejam bolsistas da CAPES ou de uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam do programa de auxílio para doutorandos.

O candidato deve apresentar proficiência nível B2 em inglês ou alemão, ser formado há, no máximo, seis anos, considerando o prazo final de inscrição, não ter iniciado o doutorado há mais de três anos e não residir na Alemanha há mais de 15 meses.

Quem já recebeu auxílio ou uma bolsa de doutorado-sanduíche do Daad pode se candidatar novamente desde que não seja no ano de vigência da primeira estadia.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Daad pelo e-mail auxilio@daad.org.br ou por telefone:(21) 2553-3296.

Todos os detalhes sobre o financiamento, requisitos e processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.

Confira a lista de FAPs participantes do programa

  1. FACEPE – Pernambuco
  2. FAPEAL – Alagoas
  3. FAPEAM – Amazonas
  4. FAPEAP – Amapá
  5. FAPEG – Goiás
  6. FAPEMA – Maranhão
  7. FAPEMIG – Minas Gerais
  8. FAPERGS – Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ – Rio de Janeiro
  10. FAPERN – Rio Grande do Norte
  11. FAPES – Espírito Santo
  12. FAPESB – Bahia
  13. FAPESC – Santa Catarina
  14. FUNDECT – Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO – Rondônia
  16. FAPT – Tocantins
  17. Fundação Araucária – Paraná
  18. FAPEPI – Piauí
  19. FAPEMAT – Mato Grosso
  20. FAPESPA – Pará
  21. FAPESQ – Paraíba
  22. FUNCAP – Ceará
  23. FAPDF – Distrito Federal

Fonte: CAPES com alterações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:29 de agosto de 2023