Bolsistas de doutorado interessados em realizar pesquisa na Alemanha podem solicitar auxílio para estadia no país por até seis meses, no período entre maio de 2024 e janeiro de 2025. Os pesquisadores podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento de suas teses.
O auxílio mensal de $650,00 euros, ofertado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Daad), trata-se de um complemento financeiro à bolsas de estudos concedidas ou pela CAPES ou por uma Fundação de Amparo à Pesquisa. O benefício pode durar de dois a seis meses e inclui auxílio- deslocamento, seguro-saúde, acidentes e responsabilidade civil.
Podem concorrer estudantes de doutorado de universidades brasileiras que sejam bolsistas da CAPES ou de uma das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam do programa de auxílio para doutorandos.
O candidato deve apresentar proficiência nível B2 em inglês ou alemão, ser formado há, no máximo, seis anos, considerando o prazo final de inscrição, não ter iniciado o doutorado há mais de três anos e não residir na Alemanha há mais de 15 meses.
Quem já recebeu auxílio ou uma bolsa de doutorado-sanduíche do Daad pode se candidatar novamente desde que não seja no ano de vigência da primeira estadia.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no Daad pelo e-mail auxilio@daad.org.br ou por telefone:(21) 2553-3296.
Todos os detalhes sobre o financiamento, requisitos e processo de candidatura se encontram no edital no site do DAAD.
Confira a lista de FAPs participantes do programa
- FACEPE – Pernambuco
- FAPEAL – Alagoas
- FAPEAM – Amazonas
- FAPEAP – Amapá
- FAPEG – Goiás
- FAPEMA – Maranhão
- FAPEMIG – Minas Gerais
- FAPERGS – Rio Grande do Sul
- FAPERJ – Rio de Janeiro
- FAPERN – Rio Grande do Norte
- FAPES – Espírito Santo
- FAPESB – Bahia
- FAPESC – Santa Catarina
- FUNDECT – Mato Grosso do Sul
- FAPERO – Rondônia
- FAPT – Tocantins
- Fundação Araucária – Paraná
- FAPEPI – Piauí
- FAPEMAT – Mato Grosso
- FAPESPA – Pará
- FAPESQ – Paraíba
- FUNCAP – Ceará
- FAPDF – Distrito Federal
Fonte: CAPES com alterações.