A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita do Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, do Ministério da Pesca e Aquicultura. A visita demonstrou a importância da colaboração entre diferentes esferas do governo em prol do desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Brasil.


O encontro foi marcado por discussões produtivas sobre como a pesquisa científica e a inovação podem desempenhar um papel crucial na promoção da pesca artesanal sustentável e no desenvolvimento de tecnologias adequadas para o setor. A reunião contou com a presença do assessor Especial do Governo, Antônio Pereira, do presidente da FAPEPI, João Xavier, e membros-chave da fundação, Eliciana Vieira, Diretora de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Pedro Soares, Diretor Técnico-Científico; e Ernaldo Vale, Diretor Administrativo Financeiro.

O Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, destacou a importância da parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e instituições de pesquisa como a FAPEPI. Ele enfatizou a necessidade de trabalhar em conjunto para promover a preservação dos recursos naturais e o fortalecimento da pesca artesanal, garantindo assim um futuro sustentável para as comunidades costeiras e ribeirinhas. Segundo Cristiano, o Piauí encontra-se entre os cinco estados do Brasil com maior numero de comunidades pesqueiras artesanais.

“É com grande entusiasmo que visito a FAPEPI hoje. A pesquisa científica desempenha um papel fundamental na busca por soluções que garantam a conservação dos nossos ecossistemas aquáticos e o sustento das comunidades que dependem da pesca artesanal. Estou certo de que, ao unirmos esforços com instituições de pesquisa como a FAPEPI, podemos criar políticas e projetos que beneficiarão não apenas o setor da pesca, mas também a biodiversidade marinha e fluvial de nosso país.”


Por sua vez, o presidente da FAPEPI, João Xavier, agradeceu a presença do Secretário Nacional e expressou seu compromisso em colaborar ativamente para o desenvolvimento da pesca artesanal no Piauí e em todo o Brasil. “É uma grande honra receber o Secretário Nacional da Pesca Artesanal, Cristiano Ramalho, em nossa instituição. A FAPEPI está empenhada em apoiar a pesquisa e a inovação em prol do desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro. Acreditamos que, ao unirmos nossos esforços e conhecimentos, podemos alcançar resultados significativos que beneficiarão não apenas o estado do Piauí, mas todo o país.”


A visita do Secretário Nacional da Pesca Artesanal à FAPEPI representa um passo importante na construção de parcerias estratégicas entre o governo e as instituições de pesquisa para promover a pesca artesanal sustentável, a exemplo do programa Povos da Pesca Artesanal lançado em agosto, irá beneficiar aproximadamente um milhão de pescadores e pescadoras em todas as regiões do país e próspero e equitativo para as comunidades costeiras e ribeirinhas do Brasil.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:6 de outubro de 2023