Disponível a 48ª edição da Revista Sapiência, uma publicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí que se tornou referência na disseminação do conhecimento científico e tecnológico produzido no estado.

Com o tema “A Ciência e as Doenças”, a nova edição apresenta reportagens especiais sobre doenças que afetam a saúde pública, como a doença de Chagas, leishmaniose, diabetes, hanseníase e tuberculose, além de destacar a atuação do Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM) e do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais, Emergentes e Negligenciados (CIATEM) na busca por soluções científicas.

Doença de Chagas: a revista traz uma reportagem que aborda os avanços na pesquisa e no tratamento da doença de Chagas, uma enfermidade negligenciada que afeta milhares de pessoas na América Latina.

Leishmaniose: outro tema de destaque é a leishmaniose, uma doença tropical transmitida por mosquitos. A edição explora as iniciativas de pesquisadores locais para estudar a disseminação da doença, observar fragilidades e construir produtos científicos a partir destes estudos.

Diabetes: a revista também dedica espaço ao diabetes, uma epidemia global que afeta a qualidade de vida de milhões de pessoas. Pesquisadores do Piauí estão investigando novos tratamentos e estratégias de prevenção para combater essa doença crônica.

Hanseníase e Tuberculose: A hanseníase e a tuberculose, duas doenças históricas que ainda persistem, são abordadas em reportagens que destacam os esforços de cientistas e profissionais de saúde para melhorar o diagnóstico, o tratamento e a erradicação dessas enfermidades.

CIEM e CIATEM: além das reportagens sobre as doenças, a revista Sapiência destaca a atuação do CIEM e do CIATEM, que desempenham um papel fundamental na busca por soluções científicas que impactam positivamente na saúde da sociedade piauiense.

Dores de Cabeça: a revista traz um especial sobre o trabalho do CIEM no desenvolvimento de pesquisas e atendimento de pacientes que sofrem com cefaleia.

A 48ª edição da Revista Sapiência da FAPEPI reflete o compromisso contínuo da Fundação em apoiar a pesquisa científica e promover a divulgação do conhecimento. A ciência é uma aliada essencial na luta contra as doenças, e os pesquisadores do Piauí estão na vanguarda desse esforço, trabalhando incansavelmente para melhorar a saúde e o bem-estar da população.

A revista está disponível para leitura online no site da FAPEPI contribuindo para a disseminação do conhecimento científico no estado do Piauí e além.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:27 de setembro de 2023