Na manhã da ultima segunda-feira (20), aconteceu uma relevante reunião na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), reunindo o presidente da instituição, João Xavier, e uma comissão professores do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O encontro teve como objetivo principal discutir a ampliação dos programas de bolsas voltados para as áreas humanas no estado.

Comissão de professores discute ampliação de bolsas para áreas de humanidades

A comissão de professores, formada pelos docentes Francisco de Assis Sousa, Gleison Monteiro, coordenador da pós-graduação em História do Brasil, e Pedro Vilarinho, trouxe para a mesa de discussão a necessidade de uma maior atenção e investimento nas bolsas de estudo destinadas aos estudantes da área de humanidades. O intuito era fomentar o desenvolvimento da pesquisa acadêmica e contribuir para a formação de profissionais qualificados.

Durante a reunião, os professores Francisco de Assis Sousa e Pedro Vilarinho apresentaram propostas e ressaltaram a importância do financiamento adequado para garantir a qualidade da produção científica no campo da história do Brasil. Em sua fala, Gleison Monteiro destacou a relevância dos programas de bolsas para a área de humanas e a necessidade de ampliar as oportunidades para os estudantes.

“É fundamental que os programas de bolsas para as áreas humanas sejam fortalecidos e expandidos. Estamos lidando com um campo do conhecimento extremamente relevante, que contribui para a compreensão da nossa sociedade e história. Garantir recursos adequados e oportunidades para os estudantes é uma forma de incentivar a pesquisa de qualidade e formar profissionais altamente capacitados”, enfatizou Gleison Monteiro.

O presidente João Xavier demonstrou interesse e compromisso com as demandas apresentadas pela comissão de professores, destacando a importância de investir nas áreas humanas e reconhecendo seu impacto na construção do conhecimento e no desenvolvimento social. Xavier ressaltou a importância de estabelecer parcerias estratégicas com órgãos governamentais e entidades privadas, a fim de garantir recursos financeiros necessários para a expansão dos programas de bolsas.

Durante a reunião, também foi discutida a necessidade de fortalecer a interação entre a universidade e a comunidade, visando à disseminação do conhecimento histórico produzido pelos pesquisadores locais. A comissão de professores propôs a realização de eventos científicos, palestras e atividades de extensão que possam aproximar a academia do público em geral, promovendo a valorização e a democratização do conhecimento histórico.

• Última modificação do post:20 de junho de 2023