A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro de 2023, o resultado preliminar do Edital nº 38/2022, Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III. Foram recomendados 73 projetos, dos quais 54 são propostas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Agência publicou um aviso no Diário Oficial da União e a lista em seu site. Três propostas submetidas através da FAPEPI foram selecionadas pelo edital.

Executada em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP), a iniciativa contribui para a redução das assimetrias regionais identificadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a partir da consolidação de Programas de Pós-Graduação (PPG) e manutenção da qualidade daqueles de excelência reconhecida. Dessa forma, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, tradicionalmente menos representadas na pós-graduação stricto sensu, são as mais presentes no edital. Nos estados em que não houve manifestação de interesse pelas FAP, as instituições federais de ensino superior (IFES) ficaram responsáveis pelas propostas.

A partir de agora as instituições de ensino superior (IES) interessadas podem, no prazo de cinco dias corridos, apresentar recurso pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes). O resultado final tem divulgação prevista para o dia 10 de fevereiro e a assinatura dos acordos de cooperação técnica ainda para o mesmo mês. Já o início da vigência dos projetos está estimado para março.

O valor destinado à ação será de até R$ 126,1 milhões, distribuídos entre bolsas de mestrado (R$21,2 milhões), doutorado (R$ 92,9 milhões) e pós-doutorado (R$ 11,9 milhões). As FAPs entram com contrapartida na forma de custeio de, pelo menos, 30% do montante destinado pela CAPES para cada projeto. Já as IFES apresentam demonstrativo de contrapartida não-financeira, como benefícios aos pesquisadores da IES participantes no projeto ou melhorias estruturais para o fomento à formação de pessoal de alto nível e à pesquisa.

No Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas com os Estados III, a CAPES e as FAP ou IFES trabalham em conjunto para ampliar a formação de pessoal qualificado em temas prioritários para os estados.

Informações da Redação CGCOM/CAPES

• Categoria do post:Editais / Notícia