O município de São João do Piauí, sediou um importante seminário sobre o polo de produção e exportação de uva nos territórios Serra da Capivara e Vale do Canindé no último dia 11 de julho. Diversas autoridades estiveram presentes no evento, como o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), professor João Xavier, o prefeito da cidade, Ednei Amorim, e o superintendente Anísio Ferreira Lima Neto.

Presidente da FAPEPI, professor João Xavier destaca o papel da instituição no apoio à pesquisa científica e tecnológica no estado do Piauí.

O evento, realizado com o intuito de fomentar o desenvolvimento da produção de uva na região, também reuniu produtores, pesquisadores, técnicos e representantes do setor público para discutir estratégias e oportunidades de fortalecimento da cadeia produtiva da uva nos territórios da Serra da Capivara e do Vale do Canindé.

Durante sua participação no seminário, o presidente da FAPEPI, professor João Xavier, ressaltou a importância da parceria entre os setores público, privado e acadêmico para impulsionar o crescimento da produção de uva na região. Ele enfatizou a necessidade de investimentos em pesquisa e inovação, a fim de melhorar a qualidade e competitividade dos produtos locais no mercado nacional e internacional.

Xavier também destacou o papel da FAPEPI no apoio à pesquisa científica e tecnológica no estado do Piauí. Ele mencionou o compromisso da fundação em fornecer recursos e suporte aos pesquisadores locais, estimulando a geração de conhecimento e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor agrícola.

O prefeito Ednei Amorim enfatizou a relevância do evento para a economia local, ressaltando que a produção de uva representa uma importante fonte de renda para os agricultores da região. Ele destacou o empenho da prefeitura em criar condições favoráveis para o desenvolvimento da agricultura e a busca por parcerias que viabilizem a capacitação técnica dos produtores e o acesso a recursos para investimentos na cadeia produtiva da uva.

Já o superintendente Anísio Ferreira Lima Neto enfatizou a necessidade de fortalecer a infraestrutura de apoio à produção e exportação de uva nos territórios da Serra da Capivara e do Vale do Canindé. Ele mencionou a importância de investimentos em logística, armazenamento e comercialização, a fim de garantir a qualidade dos produtos e facilitar o escoamento da produção para outros mercados.

Durante o evento participantes tiveram espaço para troca de ideias e experiências.

O seminário também proporcionou um espaço para a troca de experiências entre os produtores locais e a apresentação de casos de sucesso na produção e exportação de uva. Dessa forma, os participantes puderam conhecer boas práticas e estratégias que podem ser adotadas para impulsionar o setor na região.

Com a realização desse seminário, o município de São João do Piauí demonstra seu compromisso em promover o desenvolvimento sustentável da agricultura local, valorizando os recursos naturais da região e buscando oportunidades para o crescimento econômico. A participação do presidente da FAPEPI, professor João Xavier, reforça a importância da pesquisa e inovação como ferramentas fundamentais para o fortalecimento da produção de uva nos territórios da Serra da Capivara e do Vale do Canindé, contribuindo para a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

• Última modificação do post:17 de julho de 2023