Marcando um passo importante no diálogo sobre o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, na última quarta-feira, dia 13 de março, Picos foi a segunda cidade a receber a Conferência Preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) que acontece em Brasília entre os dias  4 e 6 de junho.

Entre os participantes estiveram presentes: Lara Falcão representando a FAPEPI, professor João Batista coordenador geral do evento, Evandro Alberto reitor da UESPI e o diretor do campus da UFPI em Picos, Juscelino Nascimento.

A Conferência Preparatória Territorial de Ciência, Tecnologia e Inovação do Piauí, organizada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar) e outras instituições como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), EMBRAPA e SEBRAE, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), reuniu um diversificado grupo de participantes e especialistas para discutir o futuro da ciência e tecnologia na região.

Sob o tema “Para um Piauí justo, sustentável e desenvolvido”, a conferência em Picos teve como objetivo principal explorar maneiras de impulsionar a inovação e promover o crescimento equitativo em todo o estado. Com uma programação diversificada, os participantes foram agraciados com um café da manhã antes de mergulhar em mesas redondas de discussão.

Um dos pontos centrais do evento foi a mesa redonda intitulada “Desafios para CT&I: interlocução entre ICTs e Sistemas Produtivos”, que abordou questões cruciais para o avanço da ciência, tecnologia e inovação, destacando a importância da colaboração entre instituições de ensino, pesquisa e o setor produtivo.

No período da tarde, novas discussões aconteceram em torno de eixos específicos intitulados: “Ciência, Tecnologia e Inovação para Programas e Projetos Estratégicos do Estado do Piauí” e “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, refletindo a amplitude dos desafios e oportunidades que o estado enfrenta.

Das 16h às 17h, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, discutir propostas e pactuar soluções em uma plenária, que demonstrou o comprometimento e a diversidade de pensamento dos envolvidos. O evento culminou com a eleição dos delegados para a I Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI), fortalecendo ainda mais a participação democrática e a construção coletiva de políticas públicas voltadas para a ciência e tecnologia.

A conferência em Picos marca o segundo de uma série de cinco encontros estratégicos que ocorrerão em diferentes cidades do Piauí como Floriano, Bom Jesus, Parnaíba e Teresina, consolidando um processo participativo e inclusivo de construção de agendas e diretrizes para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no estado. Com o compromisso conjunto das instituições acadêmicas, governamentais e da sociedade civil, o futuro promissor da CT&I no Piauí certamente está sendo moldado por meio de discussões como essa.

A terceira etapa da Conferência Territorial acontecerá dia 15 de março na cidade de Bom Jesus.

Clique aqui para obter mais informações.

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícia
  • Última modificação do post:14 de março de 2024