Representantes da comunidade botânica e científica estiveram na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí. O motivo da visita foi o diálogo inicial sobre a possibilidade de apoio da Fundação e do Governo do Estado para a realização do 75º Congresso Nacional de Botânica, que deve acontecer na cidade de Parnaíba no segundo semestre de 2025.

O evento marca o retorno do congresso ao estado após 44 anos, o último foi realizado em 1981. Com o objetivo apresentar o projeto e buscar apoio do Governo do Estado e da FAPEPI para a realização do congresso, a diretora da Regional Nordeste da Sociedade Botânica do Brasil, Maria Carolina de Abreu e o professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Francisco Soares, estiveram reunidos com o presidente da Fundação, professor João Xavier e o diretor técnico-científico, Pedro Soares, na última segunda-feira (22).

“Nós viemos apresentar esse congresso que será realizado aqui no Piauí e solicitar uma visualização sobre quais os caminhos seguir para conseguir patrocínio do Governo do Estado e da FAPEPI para execução desse evento que vai ser em Parnaíba no segundo semestre do ano de 2025. A sugestão do professor Xavier, é que nós possamos apresentar a proposta diretamente ao Governo do Estado, para que este possa ser o principal patrocinador do evento”, destacou a diretora Regional da Sociedade Botânica do Brasil, Maria Carolina de Abreu.

A comunidade de botânicos no Piauí tem se destacado a nível nacional, o que torna o solo piauiense uma escolha natural para a realização do congresso. Após quatro décadas, o estado se prepara para sediar novamente o evento, destacando-se como um cenário propício para a celebração da botânica nacional.

“ O Congresso Nacional de Botânica, é um evento de grande magnitude e muito importante para a Botânica nacional. Foi realizado a primeira vez aqui no estado em 1981, e agora, estamos trazendo nessa 75° edição, que será ano que vem, um número significativo de botânicos brasileiros com relevância para nossa ciência”, afirmou o professor da UESPI, Francisco Soares.

A realização do 75º Congresso Nacional de Botânica em solo piauiense representa uma oportunidade única de destacar o papel do estado na pesquisa científica como também para fortalecer os laços entre a comunidade científica e a sociedade.

• Última modificação do post:24 de janeiro de 2024